Stephen King diz que Doutor Sono redime trabalho de Kubrick em O Iluminado
Não é segredo para ninguém que o escritor Stephen King odeia a adaptação de O Iluminado dirigida por Stanley Kubrick. Então para conseguir a autorização para adaptar Doutor Sono, a sequência do primeiro livro, o diretor Mike Flanagan precisou se esforçar ainda mais.
Stephen King foi um dos primeiros a ver a obra pronta e aprovou o resultado. "O filme terminou, e os créditos apareceram, e ele se inclinou, colocou a mão no meu ombro e disse: 'Você fez um belo trabalho'. E então eu apenas morri", conta o diretor.
Além disso, King afirmou que a adaptação de Doutor Sono feita por Flanagan o ajudou a fazer as pazes com o filme de Stanley Kubrick. Segundo Flanagan, King teria dito que o filme "aquecia" os sentimentos dele em relação ao filme de Kubrick.
"Todo o objetivo desde o início era aproximar os dois de qualquer maneira, reconciliar aquele abismo entre O Iluminado de Kubrick Shining e O Iluminado de King", confessa o diretor.
O livro de King e o filme de Kubrick terminam de formas diferentes e Flanagan precisou convencer King que seu filme deveria seguir parte do enredo deixado por Kubrick.
"Eu disse: 'Olha, sou fanático por King, sou desde criança, você é meu herói, mas quando leio Doutor Sono, todas as imagens na minha cabeça são de Kubrick'", explica o cineasta.
O roteiro de Flanagan conseguiu vencer a relutância de King. Após ler o roteiro, o escritor se afastou do projeto, mas deixou um conselho. "O livro é o livro e eu quero que o filme seja seu. Eu não quero interferir".
Ainda assim, o diretor afirmou que tinha um medo constante da reação de King ao ver o filme e que ficou muito aliviado com a aprovação do ídolo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.