Cineasta Ava DuVernay critica Academia por desqualificar "Lionheart"
Ava DuVernay está questionando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por desqualificar "Lionheart", a primeira participação no Oscar da Nigéria, na categoria de Melhor Longa-Metragem Estrangeiro, com base no fato de que o filme é falado principalmente em inglês. As informações são do site Jezebel.
Embora as regras da Academia estabeleçam que a inscrição nesta categoria deve ser de produtos em um idioma "predominantemente não inglês", acontece de o inglês ser o idioma oficial da Nigéria, devido à sua história como colônia britânica. DuVernay ressalta que essa lógica leva a crer que a Nigéria, assim como várias outras nações africanas, nunca poderão ser consideradas para um Oscar.
A diretora fez suas queixas na rede social Twitter, marcando o perfil da Academia. "Vocês estão barrando esse país de competir no Oscar em seu idioma oficial?".
De acordo com o site The Wrap, "Lionheart" está parcialmente no idioma igbo, mas também no inglês, o que reflete novamente como as pessoas na Nigéria falam.
Logo após o tweet de DuVernay, a diretora do filme, Genevieve Nnaji, respondeu, apontando que o inglês é a língua franca do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.