Downton Abbey: A história da visita real que inspirou o filme
O filme de Downton Abbey conseguiu o que parecia impossível: elevar o nível de riqueza e deslumbre da série unido a fictícia família Crawley à realeza britânica, em uma visita do rei George V e da rainha Mary ao lar de lorde Grantham e companhia. Esse encontro nunca aconteceu, mas tem bases bem reais (com o perdão do trocadilho).
Jullian Fellowes, criador da série e roteirista do filme, se inspirou em uma visita dos monarcas, em 1912, à Wenworth Woodhouse, uma grande propriedade localizada em Yorkshire - o mesmo lugar onde fica Downton Abbey.
"Parecia o evento em que os criados estariam tão animados quanto a família. Isso iria afetar toda a família", disse Fellowes em entrevista à revista Vanity Fair.
George V e Mary passaram quatro dias em Wenworth Woodhouse, uma mansão com 350 cômodos situada em um terreno de 15 mil acres que, na época, pertencia ao Conde Fitzwilliam. Acredita-se que ela teria duas vezes o Palácio de Buckingham.
Segundo uma reportagem do jornal The Guardian, o casal real viajou com uma equipe tão grande que foram necessários 76 quartos para acomodar todas as pessoas.
Ao longo da visita, o rei George e a rainha Mary fizeram várias aparições em Yorkshire. "Eles iam a jantares e a bailes, para que as pessoas se sentissem próximas à coroa", explicou Fellowes. "Isso era muito importante. Geralmente havia um desfile ou algum evento público para que as pessoas pudessem ir às ruas e vê-los. Tanto o rei quanto a rainha acreditavam que isso era um elemento importante".
Os destaques da viagem incluíram visitas a negócios locais e uma apresentação da bailarina russa Anna Pavlova. De acordo com a revista Time, no entanto, a viagem foi ofuscada pela explosão de uma mina de carvão, que matou quase cem pessoas. Os monarcas foram então até o local para confortar os feridos e as famílias das vítimas. Como retribuição, uma multidão de moradores foi a Wentworth para agradecer ao rei e à rainha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.