Batman é ou não herói? Conheça dez anti-heróis populares dos quadrinhos
Próxima encarnação do Batman dos cinemas, Robert Pattinson lançou uma questão polêmica na última semana: o homem-morcego, um dos personagens mais populares da galáxia, pode ou não pode ser considerado um herói? Para ele, a resposta é simples: "não".
Bruce Wayne estaria longe do arquétipo clássico do gênero: o do sujeito pródigo em qualidades, de caráter ilibado, que costuma beirar a perfeição. "Ele não é o garoto de ouro, ao contrário de quase todos os outros personagens", afirmou o ator em entrevista.
Se Batman não se encaixa no departamento de herói tradicional, é possível dizer que ele está próximo a outra figura: a do anti-herói, aquele que não possui virtudes tradicionalmente atribuídas aos heróis, mas ainda assim consegue ser altamente popular e protagonista.
Veja abaixo, em lista publicada originalmente no site Ranker, dez exemplos de anti-heróis das HQs que, assim como Batman, mostram que atrás de um bom personagem principal também pode haver traços de personalidade não tão nobres assim.
O Justiceiro
Frank Castle, o Justiceiro, tem sede de matar. Veterano de guerra, usa de extorsão, coerção, ameaças violentas e a tortura na sua guerra contra o crime. Ele é polêmico, e muitos o adoram justamente por isto: por lançar mão de abordagens que outros heróis jamais teriam coragem.
Deadpool
Deadpool é insano, imprevisível, matou os pais, virou mercenário e, apesar de já ter salvo muita gente, já se juntou a vilões quando lhe foi conveniente. A receita do anti-herói. Adepto da violência, também é falastrão e jamais se curvaria a algo remotamente parecido com o "politicamente correto".
Wolverine
É o mais popular dos X-Men, e sabemos que tem um bom coração. Mas, principalmente, nos quadrinhos, Wolverine é uma figura dúbia, sem meias palavras, muitas vezes se assumindo como um assassino que passa por cima de qualquer coisa para tentar manter o mundo em ordem.
Spawn
Spawn já morreu e foi para o inferno, retornando ao mundo dos vivos após firmar um pacto com o demônio. Depois disso, revoltou-se contra o mal e passou a enfrentar criaturas sobrenaturais e a lutar contra injustiças —mas sempre forma violenta e "maléfica".
Motoqueiro Fantasma
Quando se pensa em Marvel e anti-herói, a figura do Motoqueiro Fantasma vem automaticamente à cabeça. Como Spawn, ele também fez pacto com o capeta, para salvar a vida do pai. É um personagem forte —às vezes demais—, bom e mau ao mesmo tempo, o que o torna anti-herói e humano.
Rorschach
Um dos principais vigilantes de Nova York, decidiu matar todos os assassinos, psicopatas, estupradores, corruptos, assaltantes, sequestradores e qualquer outro pária que trombasse com ele. Apesar de lutar por liberdade e justiça, destila e cultiva um ódio profundo.
Venom
Antagonista do Homem-Aranha, Venom também é um anti-herói, famoso por se hospedar no corpo de Eddie Brock, entre outros. É poderoso e cruel, um dos exemplos clássicos das HQs em que um temido vilão faz tanto sucesso que acaba "virando a casaca" e caindo no campo do anti-herói.
John Constantine
Protagonista de Hellblazer, Constantine é arrogante, negligente, perfeccionista, pansexual e individualista, com vasto conhecimento em ocultismo, demonologia e outras obscurescências. O comportamento pouco confiável é uma das marcas do personagem, que já foi vivido por Keanu Reeves no cinema.
Blade
É um caçador de vampiros que usa de dons sobrenaturais para combater criaturas igualmente sobrenaturais. Tem personalidade maleável. muda de lado e tem o espírito livre que define o anti-heróis. Também já foi adaptado três vezes para o cinema e uma vez para a TV.
Exterminador
Para Slade Wilson, o Exterminador, da DC Comics, os fins justificam os meios. Rival dos s Novos Titãs, ele é um mercenário pago para matar outras pessoas, podem ser heróis ou vilões, não importa. Nas HQs, só falhou com o Batman, Arqueiro Verde, Deadborn e Lobo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.