Topo

Dublador brasileiro revela adaptações na voz para viver Phoenix em Coringa

Hélio Ribeiro disse que precisou fazer adaptações na própria voz para dublar Phoenix em Coringa - Reprodução/YouTube
Hélio Ribeiro disse que precisou fazer adaptações na própria voz para dublar Phoenix em Coringa Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

16/10/2019 14h52

Dublador de atores consagrados como Robert De Niro, Steve Martin, Kevin Costner e uma série de outros nomes históricos do cinema, Hélio Ribeiro teve recentemente um novo desafio na carreira: ser a voz brasileira de Joaquin Phoenix no filme Coringa.

Para viver o personagem principal do filme, que está em cartaz nos cinemas brasileiros, o dublador precisou se preparar com muita antecedência.

Em entrevista ao canal "Versão Dublada," Ribeiro contou como procurou "entrar na história" antes do trabalho. "Como é um filme desta proporção, teve muita informação. O trabalho começou três meses antes, com matérias e filmagens sobre o Phoenix. O filme é tão pesado que a classificação ficou em 18 anos, então não é um vilãozinho qualquer".

O dublador também revelou que teve que fazer adaptações na sua própria voz para um melhor resultado.

"Tentei reproduzir ao máximo tudo o que ele fazia. Tive que tirar o grave da voz, porque ele é um personagem muito frágil e parece que vai quebrar a qualquer momento, então precisei usar o grave só em reviravoltas. O próprio Phoenix começou a construir o personagem a partir da gargalhada. Ele frequentou clínicas de pessoas que têm uma doença em que a pessoa ri sem parar. Isso é uma característica do Coringa. Então, as pessoas pensam que ele está rindo delas, mas não, ele está rindo porque não consegue controlar".

Joaquin Phoenix chegou a visitar clínica para se preparar para atuar no filme Coringa - Divulgação - Divulgação
Joaquin Phoenix chegou a visitar clínica para se preparar para atuar no filme Coringa
Imagem: Divulgação