Rock in Rio: Iron Maiden trará Eddie capetão, lança-chamas e clássico "esquecido"
O YouTube já deu a letra: entre as atrações escaladas no Rock in Rio, o Iron Maiden é, proporcionalmente, a banda que mais motiva buscas no Brasil, com 13,8% de sua audiência na plataforma vindos de acessos brasileiros.
O que isso significa? Não que seja novidade, mas, por aqui, o grupo possui uma das bases mais fieis de fãs, o que faz com que seus shows gerem imensa expectativa - e olha que essa já é a 12ª turnê dos britânicos no país.
Se você é seguidor da banda e não comparecerá ao novo show, um aviso: você pode ser arrepender amargamente. A nova turnê Legacy of the Beast tem surpresas e é uma das mais grandiosas da carreira do Iron.
Bruce Dickinson, Steve Harris e companhia se apresentam hoje no Rock in Rio, no quinto dia do festival. Nos dias 6 e 9 de outubro, passam pelas cidades de São Paulo e Porto Alegre, respectivamente. Veja abaixo, em cinco tópicos, o que dá para esperar desses shows.
Divulgando videogame
Pela primeira vez, o Iron não divulgará no Brasil um álbum novo ou homenageará um clássico. O tema da turnê Legacy of the Beast é o game homônimo, lançado pela banda para iOS/Android em 2017, que mergulha na obra da banda e permite ao jogador controlar o mascote Eddie e enfrentar inimigos em universos inspirados em discos e singles.
Sem Ed Force One, mas com avião
Diferentemente do que aconteceu na última turnê brasileira, desta vez o Iron Maiden não veio com seu famoso Ed Force One, o Boeing 747-400 Jumbo pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson em 2016, que os brasileiros conheceram customizado com o logo do grupo e a arte do disco The Book of Souls. Mas nem por isso eles deixaram de trazer um avião na bagagem.
Alegoria nota 10
Um dos destaques alegóricos do show é uma réplica do caça Supermarine Spitfire, utilizado pelas forças britânicas na Segunda Guerra Mundial e que aparece no clipe da música Aces High. Içado, ele surgirá na abertura planando sobre os integrantes. Os cenários e toda a cênica do novo palco, aliás, são o chamariz da vez. Muitos fãs que assistiram ao show já o consideram o melhor e/ou mais sofisticado do Iron Maiden.
Em Revelations, o público do Rock in Rio se verá em uma imensa catedral heavy metal, com virais ao fundo reproduzindo a arte de discos. Em Hallowed Be Thy Name, fazendo jus à música, Dickinson cantará em uma gaiola/prisão e segurará a corda da forca mencionada na letra. Tradicão nos shows, o mascote Eddie surgirá em The Tropper com o uniforme da capa do single e protagonizará um duelo de espadas com o vocalista, que mudará de roupa várias vezes.
Com fogo no braço
O espetáculo visual não termina por aí. Na música Iron Maiden, uma gigantesca e endiabrada cabeça de Eddie aparecerá por trás dos integrantes vinda das profundezas do inferno. Já em Flight of Icarus, com direito a boneco articulado de Ícaro, o vocalista narrará a trágica saga do personagem da mitologia grega soltando fogo pelos braços, em um sistema lança-chamas acoplado no corpo.
Repertório
O setlist padrão da Legacy of the Beast World Tour, turnê que começou em maio de 2018, tem 16 músicas, metade vinda dos álbuns Piece of Mind, The Number of the Beast e Powerslave. A principal novidade do repertório é Flight of Icarus, do álbum Piece of Mind (1983), que não era executada desde 1986. Além de tocar seus principais clássicos, a banda também resgatará The Clansman (ausente dos shows desde 2003), Where Eagles Dare (desde 2005) e For the Greater Good of God (desde 2007).
O setlist base da Legacy of the Beast World Tour
1. Aces High
2. Where Eagles Dare
3. Minutes to Midnight
4. The Clansman
5. The Trooper
6. Revelations
7. For the Greater Good of God
8. The Wicker Man
9. Sign of the Cross
10. Flight of Icarus
11. Fear of the Dark
12. The Number of the Beast
13. Iron Maiden
Bis
14. The Evil That Men Do
15. Hallowed Be Thy Name
16. Run to the Hills
Hoje é o quinto dia de Rock in Rio 2019, e as atrações no palco Mundo são Sepultura, Helloween, Scorpions e Iron Maiden. No palco Sunset, Nervosa, Torture Squad & Claustrofobia, Anthrax e Slayer agitam a galera. São 14 horas de shows por dia, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, com nove palcos e espaços, além da programação nas arenas. O festival vai até domingo, dia 6.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.