Topo

Quem é Ben Platt, o aspirante a presidente dos EUA em The Politician

Ben Platt é Payton Hobart em The Politician - Divulgação/Netflix
Ben Platt é Payton Hobart em The Politician Imagem: Divulgação/Netflix

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

27/09/2019 04h00

Hoje a Netflix estreia sua nova série: The Politician. Com produção de Ryan Murphy, que tem no currículo Glee, American Horror Story e Feud, a série chega cercada de expectativas. E não para menos, além de ser o primeiro trabalho do produtor para o serviço de streaming, vem com elenco de peso, como nomes como Gwyneth Paltrow e Jessica Lange.

Mas outro nome deve chamar atenção: Ben Platto, que vive o protagonista, Payton Hobart. O rapaz tem um sonho: se tornar presidente do Estados Unidos. Mas, para alcançar esse objetivo, ele precisa atravessar um primeiro obstáculo: ser presidente do grêmio estudantil de seu colégio, o Saint Sebastian High School. No meio do caminho, ele se mete em uma rede de intrigas e polêmicas para tentar derrotar seus oponentes, misturando dramas políticos com questões do mundo jovem.

Apesar de ser o primeiro protagonista do ator em um seriado, esse está longe de ser o primeiro trabalho de Platt, que tem uma trajetória no mundo da atuação e da música. O UOL conta um pouco mais sobre a carreira do ator:

Pitch Perfect

Ben Platt em cena de Pitch Perfect (A Escolha Perfeita) - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Ben Platt em cena de Pitch Perfect (A Escolha Perfeita)
Imagem: Reprodução/Youtube

Um dos primeiros papéis de destaque do ator foi na franquia de cinema Pitch Perfect - A Escolha Perfeita, onde interpretou o ilusionista Benji Applebaum. No longa, ele fazia parte do grupo musical Treblemakers, que tinham como rivais as protagonistas da história, as Barden Bellas.

O primeiro filme, lançado em 2012, foi um enorme sucesso, em especial com o público jovem, e o carisma e talento para a música de Platt fizeram com que ele chamasse a atenção.

Dear Evan Hansen

Ben Platt  na apresentação de Dear Evan Hansen no Tony Awards - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Ben Platt na apresentação de Dear Evan Hansen no Tony Awards
Imagem: Reprodução/Youtube

Apesar do sucesso no cinema ter vindo em 2012, Ben Platt já atuava no teatro desde muito antes, tendo tido papéis em produções como The Book of Mormon (O Livro de Mórmon), musical dos criadores de South Park. Em 2016, veio o ponto de virada. O ator foi o protagonista do musical da roadway Dear Evan Hansen (Querido Evan Hansen).

A história do espetáculo gira em torno de Evan, personagem de Platt, que é aconselhado a escrever cartas para si mesmo. Uma dessas cartas vai parar nas mãos de Connor Murphy (Mike Faist), um rapaz que comete suícidio e é encontrado com o documento, o que faz com que todos acreditem que Evan era seu melhor amigo.

A peça se tornou um sucesso, sendo altamente elogiada pela crítica, que destacou, entre outros aspectos, a performance de Ben no papel principal. Mais tarde, o espetáculo venceu o Tony — o Oscar do teatro — de Melhor Musical, e o ator venceu o prêmio de melhor ator em musical.

Sing To Me Instead

Ben Platt e Charlie Carver no videoclipe Ease My Mind - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Ben Platt e Charlie Carver no videoclipe Ease My Mind
Imagem: Reprodução/Youtube

Em 2019, o ator resolveu se aventurar a fundo do mundo da música, e lançou seu primeiro álbum, chamado Sing To Me Instead. Com diversas canções de sua autoria, ele procurou falar sobre questões e dramas de sua vida. O destaque acabou ficando para Ease My Mind, em especial por conta do videoclipe da canção. No vídeo, ele vive um romance com o ator Charlie Carver, famoso pela série Teen Wolf. Imediatamente, veículos de comunicação divulgaram manchetes mostrando que o ator estava se assumindo na gravação.

Em entrevista ao jornal The Daily Beast, Platt disse que ficou feliz que o projeto contribuiu para a representatividade, mas não disse não querer que esse debate se sobreposse à música, até porque ele contou que já havia se assumido para a família aos 12 anos. "Eu adoro que um produto tem sido capaz de ser representativo para a comunidade queer e mostrar que isso é muito parte de quem eu sou, mas também não quero que substitua a música em si", disse ele.

Fã de Beyoncé

Ben Platt e Beyoncé - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ben Platt e Beyoncé
Imagem: Reprodução/Instagram

Sua paixão por música e dança aproximam o ator de sua ídolo: a cantora Beyoncé. Em diversas entrevistas, o ator já falou apaixonadamente sobre a cantora e a forma como ela a inspira.

Então imagine a alegria dele quando ela foi vê-lo nos bastidores de Dear Evan Hasen, lhe trazendo flores. "Elas ainda estão em minha mesa. Eu tenho medo de tocá-las", contou ele ao jornal britânico The Guardian.