Topo

Amigo da família Bolsonaro, ex-Forfun diz que banda acabou por ter "viés de esquerda"

Rodrigo Costa, ex-baixista e vocalista do Forfun, fala ao microfone no último show da banda, em 12 de dezembro de 2015 - Reprodução/Instagram/forfunoficial
Rodrigo Costa, ex-baixista e vocalista do Forfun, fala ao microfone no último show da banda, em 12 de dezembro de 2015 Imagem: Reprodução/Instagram/forfunoficial

Do UOL, em São Paulo

27/09/2019 17h54

Encerrado em 2015, o Forfun terminou por divergências políticas, de acordo com Rodrigo Costa, ex-baixista e vocalista da banda carioca. Em entrevista, o músico disse que se interessou pela ideologia de direita, enquanto o grupo tinha "viés de esquerda". Ele é amigo de Carlos e Eduardo Bolsonaro, que frequentavam shows antes de seguir na política com o pai, Jair Bolsonaro.

Carlos Bolsonaro (primeiro da esquerda para a direita) com os integrantes do Forfun - Reprodução/Instagram/forfunoficial - Reprodução/Instagram/forfunoficial
Carlos Bolsonaro (primeiro da esquerda para a direita) com os integrantes do Forfun
Imagem: Reprodução/Instagram/forfunoficial
"O Forfun sempre teve um viés mais de esquerda, político e tal, e eu fui me tornando um elemento fora dessa coisa, porque, apesar de a faculdade quase não mostrar conteúdo que não fosse desse viés mais de esquerda --Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, que doutrina alunos e não ensina de forma equilibrada--, mesmo que eu estivesse dentro desse instituto, eu consegui, com o pouquinho que certos professores me mostravam, despertar esse interesse por um outro lado da coisa que eu não conhecia direito", afirmou Rodrigo Costa em entrevista ao Diário do Rio.

Segundo Rodrigo Costa, o clima entre ele e os colegas de banda começou a azedar em 2012, um ano antes do lançamento do álbum Alegria Compartilhada, e prejudicou até o processo de composição. Uma das músicas do Forfun remete à Revolução Cubana (¡Viva La Revolución!, lançada em 2005) e tem versos como: "Enquanto os flashes miram a coluna social, o menor no sinal é filho de um sistema desigual".

Eduardo Bolsonaro aparece no clipe História de Verão, do Forfun - Reprodução/YouTube/Forfun - Reprodução/YouTube/Forfun
Eduardo Bolsonaro aparece no clipe História de Verão, do Forfun
Imagem: Reprodução/YouTube/Forfun
"O meu erro, talvez, dentro de toda a estrutura do Forfun, tenha sido essa fome de querer mudar as cabeças dos três como a minha estava sendo, pouco a pouco, mudada. Comecei a ficar meio chato. Meio não, bastante chato, de implicar com basicamente tudo. Como ninguém é de ferro, eu implicava, a galera aturou um pouco e depois foi passando a implicar de volta. Fomos, pouco a pouco, enchendo o saco uns dos outros. A gente até tinha concordâncias e discordâncias em relação a diversos assuntos, mas esse de política foi um dos pilares, não foi o fator que levou ao fim, mas foi um dos pilares do tripé que talvez tenha levado ao fim da banda", contou o músico.

Há um ano, a internet descobriu o passado dos filhos de Jair Bolsonaro. Na adolescência, eles eram muito próximos dos integrantes do Forfun. Eduardo apareceu em clipes como História de Verão (2003). Uma das fotos publicadas no Instagram da banda mostra os músicos surfando com Carlos.