Topo

Traiu ou não traiu? A web não para de falar de Dom Casmurro após tuíte do youtuber Leon Martins

Leon Martins, youtuber - Reprodução
Leon Martins, youtuber Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/09/2019 11h07

O youtuber Leon Martins causou hoje nas redes sociais ao fazer um comentário sobre a personagem Capitu, do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis.

"Toda essa revolta das pessoas que não aceitam que a Capitu traiu o Bentinho é por conta de, hoje, quererem pintá-la como uma heroína proto-feminista a frente de seu tempo. No livro, ela é uma jovem manipuladora e mentirosa que estraga um garoto inocente. Ela não é heroína", tuitou ele.

Depois do tuíte, a internet não resistiu e repercutiu a discussão, levando a hashtag #Capitu para o topo dos tópicos mais comentados do Twitter (ficando atrás apenas da #sexta-feira13). Depois #Bentinho e #DomCasmurro também apareceram nos trends da rede social.

Dom Casmurro teve sua primeira edição lançada em 1900. No livro, Bento Santiago acredita ter sido traído pela mulher, Capitu, e pelo melhor amigo, Escobar. Com a morte dos dois, ele decide contar sua história em um livro para se livrar dos fantasmas de uma história de amor que teve um final trágico. Um dos pontos altos da trama é nunca deixar claro se houve ou não traição.

A maioria dos tuítes falando sobre o tema questionou a opinião de Leon já que no livro, a história é contada do ponto de vista de Bento, ou seja, traz só um lado da história. Outros lembraram que interpretação sobre se houve ou não traição vai de cada um. E também teve quem não entendesse por que estavam discutindo sobre isso em plena sexta-feira.

Veja alguns tuítes abaixo: