Topo

Por que muitas pessoas relacionam Dragon Ball com a queda das Torres Gêmeas

Goku Super Sayajin nível 3  - Reprodução
Goku Super Sayajin nível 3 Imagem: Reprodução

Ana Carolina Silva e Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

11/09/2019 16h07

O atentado que atingiu as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos, é marcado até hoje no Brasil por uma grande discussão de internet. Hoje (11), no dia em que o fatídico acontecimento completa 18 anos, as pessoas voltaram a dizer que a Globo teria interrompido um episódio chave da série Dragon Ball Z para noticiar o caso. O tema voltou a ser discutido e virou um dos mais comentados no Twitter.

Muitas pessoas acreditam que a emissora cortou o momento em que Goku conseguiria atingir o nível de Super Sayajin 3 no duelo contra Majin Boo. Só que tudo não passa de um grande exemplo do "Efeito Mandela" - fenômeno em que, de forma resumida, um grupo de pessoas tem certeza de que algo aconteceu de determinada forma, mas não passa de uma memória falsa.

De fato, o anime era exibido na Globo dentro da atração Bambuluá, apresentada por Angélica. Segundo o jornal Folha de S.Paulo daquele dia, o programa começava por volta das 9h20 (de Brasília). Dragon Ball Z era um dos últimos desenhos previstos e costumava ir ao ar perto das 11h15.

A primeira torre do World Trade Center foi atingida por volta de 9h45 (de Brasília). O plantão da Globo demorou menos de 15 minutos para entrar no ar, cortando a atração Garrafinha. A partir daquele momento, o jornalismo da emissora assumiu a programação de vez, o que desmente a teoria de que Goku foi tirado de cena no momento do atentado.

Outra parte dos rumores que é mentira está relacionada ao capítulo que supostamente seria exibido na data. Muitos acreditam até hoje que Goku se tornaria Super Sayajin nível 3 (episódio 245) no dia 11 de setembro de 2001. No entanto, a verdade é que naquele dia seria exibido o episódio 237 ("Vegeta luta por seus entes queridos").

Dragon Ball Z estreou na Globo no dia 23 de julho de 2001. A emissora começou a transmitir direto do capítulo 200, quando começa a saga Boo.

O que é Efeito Mandela?

O fenômeno foi batizado assim por causa do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Fiona Broome, pesquisadora de fenômenos sobrenaturais, constatou que, em certas ocasiões, diversas pessoas dizem se lembrar de um fato que não ocorreu (ou aconteceu de outro jeito).

Um exemplo é o caso do próprio Mandela. Muita gente tinha certeza de que ele morreu nos anos 80 e até tem lembranças de vê-lo sendo enterrado naquela década. Porém, como sabemos, o ex-presidente da África do Sul morreu apenas em 2013.

Veja mensagens de pessoas "enganadas" pelo Efeito Mandela: