Topo

Yesterday e Beatles: As referências para os fãs ficarem de olho no filme

Divulgação
Imagem: Divulgação

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

30/08/2019 04h00

ALERTA DE SPOILER: O texto a seguir revela detalhes da trama do filme Yesterday.

A premissa de Yesterday é maluca o suficiente para nos seduzir nessa viagem por um mundo onde os Beatles nunca existiram. É partindo deste ponto que o diretor Danny Boyle (Extermínio, 127 Horas, Quem Quer Ser um Milionário?) nos apresenta Jack Malik, que descobre após um súbito blecaute mundial que é o único que sabe quem foi o quarteto de Liverpool e suas canções. Como também é músico, ele recria as composições de John, Paul, Ringo e George em seu benefício em uma jornada estranha e com um gosto nostálgico para os fãs da banda do lado de cá da tela.

As músicas e referências por todos os lados

É claro: as músicas todos Beatles são lembradas a todo momento na voz de Jack. Ao todo, ele executa 16 canções no filme. A execução de Yesterday acústica na praia com os amigos, onde sua suspeita surge, faz um momento bonito e engraçado ao mesmo tempo.

Além das canções, muitas outras referências surgem dos diálogos de Jack e das pessoas que o cercam. Quando está no hospital, ele cita um trecho de When I'm Sixty-Four, assim como seu dentista faz uma referência a With a Little Help From My Friends. While My Guitar Gently Weeps também surge em uma cena no estúdio.

Ao longo da trama, a tentativa por lembrar a letra de Eleanor Rigby também rende ótimas sequências.

Cadê os irmãos Gallagher?

Uma aparição particularmente cômica é uma referência ao grupo britânico Oasis. Quando Jack se dá conta de que os Beatles realmente não existiram naquela realidade, ele resolve procurar também sobre o Oasis, grupo que no início de carreira foi constantemente comparado ao grupo de Liverpool por suas inspirações. Naquele contexto, é claro, a banda dos irmãos Gallagher nunca existiu.

Além de Beatles e Oasis, também não existem Coca-Cola, cigarros e nem mesmo o bruxinho Harry Potter.

Figurino Yesterday - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

De olho no figurino

Os Beatles estão por toda parte em Yesterday e não poderiam ser esquecidos no figurino. As roupas de Jack Malik também lembram alguns modelos usados pelo quarteto.

Selfie das antigas e os álbuns

Quando está em reunião com a gravadora, vários conceitos sugeridos por Jack são referências óbvias aos discos dos Beatles -- e que são desdenhados pelos executivos. "Abbey Road é só uma rua", diz um deles.

Jack Malik também recria uma foto icônica de Paul McCartney, que ele tirou em frente a um espelho.

Paul McCartney retrato - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Paul, Ringo e John

De certa maneira, os integrantes originais fazem algumas aparições. Paul McCartney e Ringo Starr surgem rapidamente em um talk-show para "desmascarar" Jack. Já uma versão de John Lennon ganhou uma sequência mais profunda.

Liverpool

Numa tentativa de buscar mais inspiração para se afundar na obra então desconhecida dos Beatles, ele vai até Liverpool. Sua visita é praticamente um guia de turismo para os fãs do quarteto que vão até a cidade inglesa: Strawberry Fields, túmulo de Eleanor Rigby, Penny Lane e tantas outras referências da cidade dos Beatles.

Show no rooftop

Quando decide se apresentar no teto Pier Hotel, Jack Malik dá uma referência clara ao icônico show que o quarteto fez em Londres, em 1969.

Os outros fãs de Beatles

O confronto entre Jack e os outros fãs de Beatles que o descobrem trazem outras referências mais óbvias do grupo, como o submarino amarelo e as roupas que eles usam iguais ao figurino de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.