Topo

Festival de Gramado relembra Rubens Ewald e anuncia seleção com escolhas do crítico

Rubens Ewald Filho em foto de abril de 2018 - Mastrangelo Reino/Folhapress
Rubens Ewald Filho em foto de abril de 2018 Imagem: Mastrangelo Reino/Folhapress

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

09/07/2019 11h51

O Festival de Gramado de cinema anunciou hoje sua seleção oficial para a edição 2019. Para este ano, um fato marcante é a morte do crítico de cinema Rubens Ewald Filho, em junho. Ele era curador do evento e contribuiu com 80% das escolhas que serão apresentadas ao público, que incluem a exibição de Hebe - A Estrela do Brasil - com Andrea Beltrão no papel de Hebe Camargo.

Entre os filmes nacionais as escolhas foram: Hebe - A Estrela do Brasil, Pacarrete, O Homem Cordial, Raia 4, 50 anos Blues, Veneza e Vou Nadar Até Você.

A seleção estrangeira conta com Muralla (Bolívia), El Despertar de las Hormigas (Costa Rica), Em El Pozo (Uruguai), Dos Fridas (México e Costa Rica), Perro Bomba (Chile), La Forma de las Horas (Argentina) e A Son of Man - La maldición del tesoro de Atahualpa (Equador).

Edson Humberto Nespolo, presidente da Gramadotour, que organiza o festival, falou sobre Rubens: "Falar do Rubens... Nós somos uma formiguinha nesse universo gigante que é o cinema, e ele era o maior nome do cinema brasileiro nos últimos anos. Preencher a falta do Rubens é impossível. Mas fico feliz em dizer que ele fez uma contribuição grande na seleção, com uns 80% dos filmes tendo sua ajuda na escolha, junto ao Marcos Santuário."

Hebe - Divulgação - Divulgação
Cartaz do filme de Hebe
Imagem: Divulgação

Ele explicou que, por conta do trabalho já feito, não foi necessário por enquanto substituí-lo. "Ficamos tranquilos de saber que esta seleção tem a voz e a participação de Rubens. Por isso não o substituímos. Como estava praticamente efetivada sua participação, não tinha motivos para isso neste momento".

Marcos Santuário, que também trabalha na curadoria, explicou um pouco da participação de Ewald: "Quando terminou o festival do ano passado, já começamos a pensar no próximo, com o Rubens, e foi um início do que estaremos vendo na tela. Trabalhamos muito, conversamos muito e ele tinha uma coisa genial. Ele usava e-mail como se fosse Whatsapp. A gente mandava e-mail - e-mail ia, e-mail voltava - como se fosse Whatsapp. Algo que mantivemos até o último momento."

Entre os homenageados, um deles será Maurício de Souza e o destaque maior, revelado hoje, será para Lázaro Ramos, que falou em um vídeo sobre a escolha para o troféu Oscarito. "Desde que comecei a fazer cinema, o festival de Gramado habita meus sonhos e pensamentos. Quando você é um jovem ator, o festival é uma das primeiras referências que se tem. Tive oportunidade de ganhar um prêmio por Cafundó, mas não tive chance de ir receber. E agora fui convidado a receber uma homenagem. Fiquei emocionado, feliz, honrado e sei que vai ser uma noite muito especial, principalmente nesse momento que precisamos mais e mais falar sobre o cinema feito neste país."

Crítica à situação dos festivais

Nespolo aproveitou seu discurso para protestar contra a falta de investimentos no cinema. Ele afirmou que se reuniu algumas vezes com os diretores dos maiores festivais do país, e que a situação deles é preocupante.

"É agonizante ver as situações dos festivais no Brasil. Festivais sendo transferidos pela terceira vez, festivais que não sabem se vão acontecer, festivais prestes a serem cancelados... Essa bagunça que virou principalmente as estatais do Brasil, causou cortes abruptos nos investimentos. Há festivais com centenas de inscritos com situação de não acontecer", afirmou ele.

"Ao mesmo tempo, falo com euforia que nós, em Gramado, estamos muito próximos de conquistar a meta de patrocínios para este ano. Mesmo com dificuldades, devemos investir 5 ou 6% a mais neste ano", explicou o presidente da Gramadotur.

Conheça os filmes brasileiros selecionados para concorrer no 47º Festival de Gramado:

Hebe - A estrela do Brasil - São Paulo
Direção:
Maurício Farias
Sinopse: Entre o brilho da vida pública e a escuridão da dor privada, Hebe venceu a pobreza, enfrentou a pressão social, desafiou os maridos ciumentos e a ditadura militar para se tornar a mais autêntica e mais querida celebridade da história da TV brasileira.
Elenco: Andrea Beltrão, Marco Ricca, Danton Mello, Gabriel Braga Nunes, Caio Horowicz, Karine Teles, Claudia Missura, Daniel Boaventura, Danilo Grangheia.

O Homem Cordial - Distrito Federal
Direção:
Iberê Carvalho
Sinopse: Na noite de retorno aos palcos de uma famosa banda de rock do anos 1980, viraliza na internet um vídeo que envolve Aurélio Sá, vocalista e líder da banda, na morte de um policial militar.
Elenco: Paulo Miklos, Dandara de Morais, Thaíde, Bruno Torres, Theo Werneck, Murilo Grossi.

Pacarrete - Ceará
Direção:
Allan Deberton
Sinopse: Pacarrete (Marcélia Cartaxo) é uma bailarina incomum, que vive em Russas, no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente, "para o povo". Mas, tudo parece tão difícil...
Elenco: Marcélia Cartaxo, João Miguel, Soia Lira, Zezita Matos, Samya de Lavor, Edneia Tutti Quinto, Rodger Rogério e Débora Ingrid.

Raia 4 - Rio Grande do Sul
Direção:
Emiliano Cunha
Sinopse: Amanda é uma atleta de natação pré-adolescente. Silenciosa e reservada, encontra segurança em seu próprio mundo: debaixo da água, onde os segredos não podem ser ouvidos. Sem a atenção dos pais, aproxima-se de Priscila, uma colega de treino, que torna-se sua adversária.
Elenco: Brídia Moni, Kethelen Guadagnini, Fernanda Chicolet, Rafael Sieg, José Henrique Ligabue, Fernanda Carvalho Leite, Arlete Cunha.

Veneza - Rio de Janeiro
Direção:
Miguel Falabella
Sinopse: Conhecer Veneza era o maior sonho de Gringa, uma velha cafetina cega, dona de um bordel numa cidade do interior do Brasil.
Em meio às histórias peculiares e aos muitos causos do bordel, Rita ꟷ a provável herdeira do lugar de Gringa, decide realizar o sonho daquela que toma como uma mãe. Para isso, contará com a ajuda das suas colegas do bordel e de Tonho, um atraente fornecedor que recebe sexo como remuneração de seus serviços. Juntos, planejam uma forma poética e lúdica de levar Gringa à romântica cidade italiana.
Elenco: Carmen Maura, Dira Paes, Eduardo Moscovis, Carol Castro, Caio Manhente. Participações especiais: Georgina Barbarossa, André Mattos, Danielle Winits

Vou nadar até você - São Paulo
Direção:
Klaus Mitteldorf, com codireção de Luciano Patrick
Sinopse: A jovem fotógrafa Ophelia (Bruna Marquezine) acredita ter descoberto quem é seu pai e, determinada, sai de Santos, a nado, rumo a Ubatuba, onde espera encontrar o homem por quem procurou durante toda a vida. Antes de partir, envia-lhe uma carta avisando que está a caminho.
Elenco: Bruna Marquezine, Peter Ketnath e Fernando Alves Pinto Direção de Fotografia: Alexandre Ermel

30 anos blues - São Paulo
Direção:
Andradina Azevedo e Dida Andrad
Sinopse: A síndrome de Peter Pan se caracteriza por um conjunto de comportamentos apresentados por adultos que não querem deixar de ser crianças.
Elenco: Andradina Azevedo, Carol Melgaço, Dida Andrade, Julia Ianina, Bruna Yamatogue, Claudia Alencar, Adriano Toloza, Fabio Penna, Danielle Rosa, Pedro Lopes, Ricardo Dantas, Bruno Perazio, Larissa Korolkovas, Juan Manuel Tellategui, Ruy Prado, Mariana Hein.