Topo

Novo Fyre Festival? Evento é cancelado por suspeita de fraude e falta de segurança

Cardi B estava escalada para tocar no festival - Kevin Winter/Getty Images for The Recording Academy
Cardi B estava escalada para tocar no festival Imagem: Kevin Winter/Getty Images for The Recording Academy

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

29/06/2019 17h09

O festival musical VestiVille, da Bélgica, foi cancelado de forma abrupta, ontem à tarde, por falta de segurança e investigações relacionadas a suspeita de fraude.

O evento de três dias aconteceria na cidade de Lommel, entre sexta-feira (28) e domingo (30), com apresentações de Cardi B, A$AP Rocky, Migos, Future e Nicky Jam.

Os problemas começaram quando a emissora belga RTBF informou que as autoridades abriram uma investigação contra os responsáveis pelo festival por suspeita de fraudar pagamentos.

O VestiVille tuítou ontem que o prefeito de Lommel, Bob Nijs, cancelou o evento às 17h por preocupação quanto a falta de segurança no local. "Depois de consultar os serviços de segurança e a equipe [do rapper] A$AP Rocky, foi decidido que a segurança do artista e do público não poderiam ser garantidas", escreveu o festival.

A produção e os fornecedores garantiram via Twitter que "fizeram de tudo para tornar o Vestiville possível" e que já estão estudando a melhor maneira para devolver o valor pago pelos ingressos.

Comparação com o Fyre Fest

O cancelamento tão repentino e com suspeita de falsos pagamentos por parte de seus organizadores colocaram o VestiVille como um "novo" Fyre Fest, o trágico festival organizado por Ja Rule e Billy McFarland.

Vídeos gravados por quem esperava o início do VestiVille mostram pessoas revoltadas e correndo sem o auxílio da polícia ou da segurança do evento após serem avisadas do cancelamento.

"Netflix, estou pronta para minha entrevista", escreveu uma mulher em alusão ao documentário Fyre, do serviço de streaming, que esmiuçou o Fyre Festival. Outra reclamou da falta de iniciativa da polícia: "Cenas do VestiVille foram mais do que assustadoras. Sem profissionalismo e segurança. Nenhum anúncio sobre cancelamento e funcionários correndo risco. Ridículo".