Topo

Como o filho do "Roberto Carlos português" largou o futebol para virar cantor

Divulgação
Imagem: Divulgação

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

24/06/2019 04h00

David Carreira não sabe dizer ao certo se teve sorte ou azar quando machucou seu joelho direito. O fato é que a lesão o obrigou a se afastar da paixão que perseguia, o futebol, mas foi o empurrão necessário para levá-lo para a carreira artística que até então não te cativava muito. Além de ser irmão do cantor Mickael Carreira, David é filho de Tony Carreira, cantor considerado o "Roberto Carlos português".

"Eu tocava violão quando era pequeno, mas achava que tinha muitos artistas na família. Eu queria mesmo ser jogador de futebol e trabalhei muito pra isso", disse o agora cantor ao UOL, por telefone.

Do time de Cristiano Ronaldo para a televisão

O músico é enfático de que queria sim seguir sua carreira nos gramados. Tanto que jogou durante muitos anos nas categorias de base do Sporting, mesmo clube que revelou ninguém menos que o astro português Cristiano Ronaldo.

"De lá saíram também Figo, Nani, Quaresma. Vários jogadores que se tornaram grandes profissionais. Eu queria mesmo ser jogador de futebol e trabalhei muito pra isso. Por sorte ou não, eu acabei lesionando meu joelho direito", completou.

A lesão acabou o levando para um teste em uma novela teen portuguesa. Ele entrou em Morangos com Açúcar, novela do canal TVI que foi inspirada no formato da brasileira Malhação. "Aí entrei no casting da novela sem querer ficar. Era um workshop de dois meses. Estava lá e eles me disseram que eu seria o protagonista no próximo ano. E foi o que me levou para a música".

David Carreira - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Imagem: Instagram/Reprodução

De Portugal para o Brasil

Já um artista consolidado em sua terra natal, David Carreira agora quer desbravar as terras brasileiras. No telefone, é nítido perceber o esforço do cantor em ser compreendido ao falar com expressões brasileiras e o sotaque local. Depois de passar por programas de TV no Brasil, chegou a ser contestado por alguns portugueses pelo uso do sotaque brasileiro.

"Se falo em Português do Brasil nas minhas entrevistas aqui, é para que o público do Brasil que tem dificuldade em entender o Português de Portugal possa entender-me melhor e assim levar a minha música mais longe", defendeu-se no Instagram.

Sobre a aposta de trazer sua música ao país, explicou que tem a "vontade de se apresentar para um público que não o conhece ainda".

Sua aposta mais recente é o clipe Minha Cama, onde divide a faixa com o brasileiro Nego do Borel e o angolano Deejay Télio.

"Agora é verão em Portugal e eu queria fazer uma aposta forte de uma música dançante. E aí surgiu a ideia de propor ao Nego [do Borel] de entrar nessa música. Ele curtiu, gravou a parte dele e depois fizemos o clipe. A música estreou em primeiro lugar em Portugal", disse.

Além de Minha Cama, que ultrapassou 1,6 milhão de visualizações no YouTube, David também fez parceria com Kell Smith em Cuido de Você, lançada no ano passado e com 7,4 milhões de views.

"É como começar de novo. Sinto que as pessoas me olham como um novo artista. Eu acho isso muito bom e gosto dessa sensação de ter que mostrar e provar. Depois do público de Portugal, os brasileiros são os que mais me ouvem. É uma parceria. A música brasileira é muito forte em Portugal e acho que tem muita lógica da gente se unir", completou.

Fã confesso da música produzida no Brasil, David Carreira cita Marcelo D2, Ivete Sangalo e Caetano Veloso como referências, além de citar Sorri, Sou Rei, do Natiruts, que te marcou. "Eles foram em um festival em Portugal e eu fui assistir. Foi massa, foi top".

"Ouço muito sertanejo também. E essa nova geração de música brasileira me fez ouvir muito funk com Anitta, Pabllo, Kevinho e Ludmilla. É uma mistura de muitas músicas diferentes".

Questionado sobre quem poderia fazer uma parceria com ele depois de Kell Smith e Nego do Borel, David Carreira responde prontamente, como se já estivesse de olho neste trio para uma colaboração em breve.

"Kevinho, Iza e Gloria Groove. Dava pra fazer um hit do verão".