Topo

NASA nomeia rua em homenagem a matemáticas negras do filme Estrelas Além do Tempo

Cena do filme Estrelas Além do Tempo - Reprodução
Cena do filme Estrelas Além do Tempo Imagem: Reprodução

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

12/06/2019 15h17

A NASA, agência espacial norte-americana, decidiu renomear a rua que passa na frente de seu principal prédio em Washington, nos EUA. A cerimônia que ocorreu hoje revelou a nova placa com os dizeres "Hidden Figures Way", uma homenagem às matemáticas negras vistas no filme Estrelas Além do Tempo (2016).

"Hidden Figures" é o título original do filme e do livro em que ele é baseado, escrito por Margot Lee Shetterly. As duas obras contam a história real de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, os "computadores humanos" da NASA.

As três, além de outras funcionárias negras contratadas pela agência durante os anos 1960, foram instrumentais na elaboração e no sucesso das missões Apollo, que eventualmente levariam o homem à Lua.

O senador Ted Cruz, que fez campanha pela mudança de nome da rua após assistir ao filme, falou ao jornal "The Guardian" sobre a conquista: "Eu acho que é importante reconhecer as contribuições de todo mundo. Mulheres e homens de todas as etnias contribuíram para esta incrível jornada em que estamos até hoje".

"Também acho que é importante dizer para meninas e meninos ao redor do mundo que eles podem fazer o que quiserem. As conquistas extraordinárias dessas mulheres não haviam sido reconhecidas antes do filme e do livro. Poucas pessoas conheciam os nomes delas", notou ainda.