Topo

Filme da "Patrulha Canina" tem desafio de manter crianças atentas no cinema

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

06/06/2019 04h00

Chega hoje aos cinemas o primeiro filme da "Patrulha Canina", desenho que é sucesso entre o público mirim. "Patrulha Canina: Super Filhotes" estreia com uma história que já passou por outros países e será testada agora no Brasil, onde - segundo a Nickelodeon - 76% das crianças de 0 a 6 anos conhecem a série, que é exibida também na Nick Jr. e TV Cultura e também está disponível na Netflix, Noggin e YouTube.

Com duração de 44 minutos, tempo equivalente a dois episódios tradicionais, o desafio de transformar o desenho em filme é de prender a atenção de crianças tão pequenas por tanto tempo na sala de cinema. Isso porque, além do filme, o conteúdo chega com outros dois episódios inéditos de cerca de 20 minutos de Resgate Extremo com a turma de Ryder, Marshall, Chase, Skye, Rubble, Rocky e Zuma.

Para facilitar a vida dos pais e interagir com as crianças que muitas vezes estão tendo sua primeira experiência em um cinema, foram escalados dois convidados especiais. Os atores Lorena Queiroz, famosa pela novela "Carinha de Anjo", e Pedro Miranda, ex-participante do "The Voice Kids", conversam e fazem desafios para as crianças entre uma história e outra.

Na primeira delas, a mais longa, os cachorrinhos ganham superpoderes quando tocam um meteoro que atingiu a Baía da Aventura. Ao mesmo tempo em que os filhotes se divertem com suas novas habilidades, eles terão de usá-las para conter uma situação de perigo na cidade.

Os outros dois episódios, também inéditos, mostram os filhotes resgatando um monstro do pântano e protegendo a cidade de mais um perigo. No total, contando as interações de Lorena Queiroz e Pedro Miranda, a experiência infantil no cinema soma quase uma hora e meia (85 minutos).

Da telinha para a telona

Lorena Queiroz e Pedro Miranda - Fabio Nunes/Divulgação - Fabio Nunes/Divulgação
Lorena Queiroz e Pedro Miranda posam com Skye, Chase e Marshall, personagens da "Patrulha Canina"
Imagem: Fabio Nunes/Divulgação

O UOL acompanhou uma sessão para convidados com várias crianças. O resultado é que mães e pais com filhos de até 3 anos tiveram um trabalho extra para prender a atenção dos pequenos durante a sessão completa. Afinal, a sala escura é uma experiência completamente nova para aqueles que estão acostumados com as telinhas da TV, tablet e dos celulares.

Após uma voltinha no corredor ou uma rápida ida ao banheiro, os pequenos voltavam a se interessar pelas aventuras da trupe de filhotes, que talvez funcionasse melhor se estivesse limitada ao conteúdo inicial de 44 minutos. Os dois episódios extras, porém, colaboram para que a experiência no cinema seja mais próxima a de um filme comum e faça valer o ingresso.

No final de "Patrulha Canina: Super Filhotes", um quiz comandado por Lorena Queiroz e Pedro Miranda prova que, apesar de possíveis distrações ao longo da sessão, as crianças realmente estavam atentas. Em um estúdio, os atores mirins comentam a história e desafiam as crianças a responderem algumas perguntas. O silêncio do cinema é quebrado pela interação.

"Desde pequenininha eu sempre assisti com o meu irmão mais novo. Fiquei muito feliz quando eles me convidaram. Adorei, foi uma experiência incrível", comenta a atriz de 8 anos, que reencontrou o colega de "Carinha de Anjo" para as gravações em São Paulo.

Um pouco mais velho que Lorena, Pedro Miranda diz que conheceu o desenho através das primas de 1 e 3 anos. "Elas só assistem esse desenho, são muito fãs. Quando eu soube que ia fazer fiquei muito feliz por ganhar um público de crianças menores. E está muito legal o filme, muito lindo", comenta o ator e cantor de 12 anos.