Topo

5 séries com finais muito melhores do que "Game of Thrones"

Cersei estaria triste com o final de "GoT"? Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

26/05/2019 04h00

Já faz uma semana que "Game of Thrones" chegou ao seu final e muitos fãs ainda estão arrancando os cabelos com o desenrolar do épico da HBO. Há quem não gostou da morte de Daenerys (Emilia Clarke), outros que criticaram Jon Snow (Kit Harrington) por não ter feito muita coisa e também aqueles que não se entusiasmaram com Bran (Isaac Hempstead Wright) sendo o comandante dos seis reinos.

Porém, a televisão já viu muitas séries -- algumas tão longas quanto "Game of Thrones" -- que conseguiram cativar seu público fiel com finais de acordo com o que era o esperado. Claro que desfechos de uma história que você acompanhou por anos a fio são subjetivos, mas selecionamos cinco séries que conseguiram agradar a maior parcela dos seus espectadores.

Breaking Bad

Cena da série "Breaking Bad" Imagem: Reprodução

A série que mostra Walter White (Bryan Cranston), um professor de química que se transforma em um dos melhores "cozinheiros" de metanfetamina, foi ao ar até 2013 e teve apenas cinco temporadas -- o que contribuiu também para que o criador, Vince Gilligan, não se perdesse na trama.

O final resgata todos os pontos que cativaram uma legião de fanáticos: Walter mostrando quem manda, a relação entre o protagonista e o perdido Jesse Pinkman (Aaron Paul), muita violência e momentos de perigo, humor irônico e reviravoltas.

Chamado de "Felina", o episódio decisivo foi ao ar em 29 de setembro e mostrou a morte de Walter, após dizimar Jack (Michael Bowen) e sua gangue e deixar uma pequena fortuna para a família.

Deitado e prestes a morrer, um risinho aparece no canto da boca do anti-herói enquanto a polícia chega ao local -- com "Baby Blue", do Badfinger, tocando ao fundo --, mostrando que ele fez o certo em sair da vida infeliz de professor para se arriscar mesmo doente.

Friends

Cena da série "Friends" Imagem: Reprodução

Os amigos Joe (Matt LeBlanc), Phoebe (Lisa Kudrow), Monica (Courtney Cox), Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer) e Chandler (Matthew Perry) tiveram suas histórias contadas por 10 temporadas. "Friends" ainda hoje é praticamente uma unanimidade em matéria de séries de comédias.

O encerramento, em 2004, foi redondo e lógico com a situação de cada personagem -- o que ficou mesmo foi só a saudade. Ross e Rachel estava bem finalmente, Monica e Chandler tiveram gêmeos, Phoebe se apaixonou por Mike (Paul Rudd) e Joey arranjou uma namorada nova e um pato.

A cena final é o apartamento de Monica vazio, uma pá de cal na sepultura do principal cenário da série.

Avatar: A Lenda de Aang

Cena de "Avatar: A Lenda de Aang" Imagem: Reprodução

A série da Nickelodeon foi exibida originalmente entre 2005 e 2008 e ainda hoje é um clássico dentro das animações. Os criadores Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko contaram em 65 episódios uma história fantástica que juntava artes marciais, elementos mágicos e mitologia.

O final da série foi dividido em quatro partes e mostra Aang tentando destruir a Nação do Fogo e o Senhor do Fogo Ozai. Porém, matar seu inimigo vai contra tudo o que acredita o protagonista, sendo obrigado a encontrar outra forma para se sair vitorioso.

"Avatar: A Lenda de Aang" é uma história de fantasia e inspiração, que fez tanto sucesso que rendeu games e, infelizmente, um filme em live-action ("O Último Mestre do Ar") que recebeu cinco Framboesas de Ouro.

Plantão Médico

Os protagonistas da série "Plantão Médico" Imagem: Reprodução

A série que serviu como base para "Grey's Anatomy" e "House" estreou em 1994 e seu último episódio foi exibido em 2009. Durante estes 15 anos, a produção acumulou prêmios e virou um hit televisivo mostrando o cotidiano de um Pronto-socorro de um hospital em Chicago.

As últimas cenas acertaram por focar principalmente nos personagens que construíram a pompa envolta da série. Claro que casos médicos emocionantes foram registrados, mas o que é mais lembrado são os momentos finais de Carter (Noah Wyle), Peter (Eriq La Salle) e Susan (Sherry Stringfield). Além, é claro, da aparição da filha de Mark, interpretado por Anthony Edwards e que chocou a televisão ao morrer na oitava temporada da série.

Família Soprano

A série "Os Sopranos" Imagem: Reprodução

A série do mafioso vivido por James Gandolfini colocou de vez a HBO no topo da televisão norte-americana. O último episódio aconteceu em 2007, quatro anos antes de "Game of Thrones" estrear. A série traz assassinatos e reviravoltas nas cenas finais que condizem com tudo o que tinha sido visto nas temporadas passadas, quebrando a ideia de que o encerramento seria linear e de forma feliz.

A vida de Tony Soprano jamais foi um conto de fadas, e por isso a série conseguiu se destacar, com um protagonista poderoso que ao mesmo tempo lutava com os próprios demônios.

O final ainda deixa tudo aberto, sem saber se o líder da máfia morreu ou não. Mas a intenção do criador David Chase nunca foi agradar inteiramente os fãs, e deixar a questão em aberto pode ter sido uma forma de mostrar que a vida continua e não há necessariamente uma conclusão para uma série.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

5 séries com finais muito melhores do que "Game of Thrones" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade