Topo

O que sabemos sobre "X-Men: Fênix Negra"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

19/05/2019 04h00

"X-Men: Fênix Negra" está perto de estrear nos cinemas e a expectativa é alta para que a franquia deixe para trás as críticas do passado e entregue o que os fãs esperam.

Focado na personagem Jean Grey, interpretada por Sophie Turner, o longa já entregou uma morte em trailer e sofreu até adiamento para consertar o que se achava necessário para atingir seu objetivo. Além disso, funciona como um fechamento para este momento da saga dos mutantes.

Confira o que já sabemos sobre o filme, com detalhes de antes da produção e o que já se falou do filme pronto, para entender o que levou a Fênix Negra e seus pares até aqui:

Confira o trailer

UOL Entretenimento

Quando estreia?

O filme deveria ter ficado pronto em novembro de 2018, mas só estreia agora, em 6 de junho.

"Fênix Negra" é uma resposta

Não é a primeira vez que a saga da Fênix Negra chega aos cinemas. A história é a base de "X-Men: O Confronto Final", de 2006, que foi muito criticado na época. "Eu vivi com culpa por muitos anos", disse o diretor Simon Kinberg. Ele, que escreveu o roteiro do terceiro filme do grupo de heróis da Marvel, reclama que o texto teve muita influência externa.

"O tom de 'X-Men 3' não me agradou. Não acho que contamos uma versão autêntica da Fênix Negra. Agora, senti uma pressão extra para acertar. A pressão de contar a que, pra mim, é a melhor história de um super-herói das histórias em quadrinhos", disse à revista Empire.

Não espere algo totalmente fiel aos quadrinhos

Kinberg deixou claro que há muitos elementos dos quadrinhos no filme, mas que, assim como há coisas das HQs que não aparecem no longa, há também novos elementos, originais. Ele admite que tomou muitas "licenças poéticas" para o roteiro. "Eu tentei fazer uma história mais baseada em uma personagem, emocionante e que fosse possível o espectador se identificar. Acho que foi isso que não acertamos no 'X-Men 3', a emoção de estar junto a Jean nessa experiência. Ela era objeto, e não sujeito daquela trama."

Sophie Turner - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Pressão em Sophie Turner

Para o bem ou para o mal, a recepção a Fênix Negra deve afetar bastante a carreira de Sophie Turner. A Sansa, de "Game of Thrones", carrega toda a carga do filme. "Sophie não é a maior estrela do elenco, mas o filme é todo dela. Ela está na maior parte das cenas, tem a maior quantidade de falas e as cores mais emocionantes para interpretar".

Quando se passa?

Com uma saga extensa, não se perca: "Fênix Negra" se passa em 1992, quando o Professor Xavier, Mística e Fera estão treinando uma nova geração de mutantes. Haverá também flashbacks do professor e seus primeiros encontros com Jean, provavelmente nos anos 1970.

A volta de Michael Fassbender e James McAvoy

O próprio Michael Fassbender admite: "Acho que 'X-Men: Apocalipse' não foi um bom filme. É duro fazer esse tipo de produção. Às vezes dá errado". Mas ele está de volta como Magneto, assim como James McAvoy reaparece como o Professor Xavier. "É muito difícil recusar um filme com Simon dirigindo. Achamos que era a coisa certa a se fazer. Esta franquia foi muito boa conosco", completou Fassbender.

O Professor X é o vilão?

Ainda não há uma resposta definitiva, já que o conceito pode ser um pouco fluido. Mas espere ver o professor em posição de vilão em alguns momentos. Parte disso é por conta do que o diretor já via no personagem, mas também por ter centrado o filme em Jean. "Sempre achei interessante Charles tentar controlar algo que se torna incontrolável. E, como esse filme é moderno e sobre empoderamento feminino, eu achei justo mostrar o que ele faz a ela e até 'vilanizar' isso", explicou ele. Polêmico...

Pois é, Mística vai morrer

Mística - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Imagem: Reprodução/Youtube

Não chega a ser um spoiler, já que está até no trailer do filme. Mas, para quem tinha esperanças, Kinberg deixou bem claro que a personagem de Jennifer Lawrence desaparece no começo do longa. "Eu queria que sua presença no filme tivesse peso dramático e trouxesse consequências. Comecei pensando no filme com Jean perdendo o controle e, como resultado disso, os X-Men se dividindo. E matar um personagem é algo que põe as pessoas umas contra as outras de forma interessante. Assim, as pessoas não sabem o que esperar do restante do filme."

Quem é a personagem de Jessica Chastain?

Chastain - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Esta é outra pergunta sem resposta completa. O que se sabe pela atriz, é que ela aparece vinda de outro mundo, com seu visual sem maquiagem e um tanto angelical. No entanto, Chastain também comparou sua palidez e os cabelos claros a um grande susto, um medo primal. A expectativa é de que ela entre para confundir Jean e tentar explorar os poderes da personagem - a ponto de colocar em risco tudo que está à sua volta.

Um fechamento

Na linha do tempo, "X-Men: Fênix Negra" aparece como um reboot da franquia. Mas, na ideia do diretor Simon Kinberg, o longa funciona mais como um fechamento. "Eu tive uma aproximação como a de um fim de ciclo. É a história definitiva de X-Men. Não pensei nele como em outros, tipo 'há depois fazemos isso ou aquilo'. Joguei tudo."

Quem aparece?

Além de Mística, que morre não muito longe do começo, e Magneto, o filme conta com Fera - que apesar de não ser um fã de Magneto, deve se unir a ele -, Ciclope, Tempestade, Mercúrio e Noturno. O elenco ainda pode contar com Groxo e Tatuado.

Fera: novo visual e personalidade

Fera - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O personagem azul parece mais humano e caprichado neste novo filme. Além disso, o ator que o interpreta já adiantou que ele realmente será mais "sombrio". "Nós sempre o vimos relutante em relação aos seus poderes, sempre apoiado em Charles e a escola, desta vez o levaremos a novos lugares, bem mais sombrios".

A mansão em chamas

Professor Xavier e Ciclope - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outra imagem que despertou curiosidade mostra o Professor X sendo ajudado por Ciclope, em um cenário de incêndio. Pode ser que a mansão dos mutantes tenha pegado fogo.

Genosha aparece

Em imagens de divulgação, ficou certo que Jean Grey e Magneto aparecem em Genosha, que é um local de refúgio para os mutantes. Resta saber o que isso significa para a trama.