Topo

Morre aos 74 anos o ator Peter Mayhew, o Chewbacca de "Star Wars"

O ator Peter Mayhew, o primeiro Chewbacca de "Star Wars", na pré-estreia de "Han Solo: Uma História Star Wars", em maio de 2018 - Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic
O ator Peter Mayhew, o primeiro Chewbacca de "Star Wars", na pré-estreia de "Han Solo: Uma História Star Wars", em maio de 2018 Imagem: Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic

Renata Nogueira

De São Paulo

02/05/2019 19h56

Morreu Peter Mayhew, o primeiro ator a interpretar o Chewbacca em "Star Wars", que participou de cinco filmes da franquia. A morte foi confirmada em um comunicado no Twitter. Mayhew, que tinha 74 anos, morreu no dia 30, mas a família só compartilhou a notícia hoje. A causa da morte não foi informada.

Peter Mayhew foi o primeiro a interpretar o Chewbacca, o melhor amigo de Han Solo, de Harrison Ford, e participou de cinco episódios de "Star Wars": o "Episódio IV: Uma Nova Esperança", em 1977, o "Episódio V: O Império Contra-Ataca", em 1980, o "Episódio VI: O Retorno do Jedi", em 1983, o "Episódio III: A Vingança dos Sith", em 2005 e "O Despertar da Força", em 2015.

Assim como o personagem, Peter Mayhew era um gigante. Ele tinha 2,18 metros de altura. Nos últimos anos, o ator usava uma cadeira de rodas para se locomover. Na carta que informa sobre sua morte, a família destaca o esforço do ator em 2015 para enfrentar a condição e fazer a última participação como Chewbacca em "Star Wars".

Mayhew foi substituído pelo ator finlandês Joonas Suoatamo em "O Último Jedi", de 2017, e no ainda inédito "A Ascensão Skywalker", que estreia em 19 de dezembro. O Chewbacca original, no entanto, permaneceu como consultor dos dois filmes mais recentes.

De cadeira de rodas - Phillip Faraone/WireImage - Phillip Faraone/WireImage
De cadeira de rodas, Peter Mayhew cruza o tapete vermelho da pré-estreia de "Han Solo: Uma História Star Wars", em maio de 2018
Imagem: Phillip Faraone/WireImage

Joonas Suotamo e Peter Mayhew - Matt Winkelmeyer/Getty Images - Matt Winkelmeyer/Getty Images
Os atores Joonas Suotamo e Peter Mayhew, o antigo e o novo intérprete de Chewbacca, na pré-estreia de "Star Wars: Os Últimos Jedi", em 2017
Imagem: Matt Winkelmeyer/Getty Images

Mayhew nasceu em Surrey, na Inglaterra, e morreu em Boyd, no Texas, nos Estados Unidos. Ele deixa a esposa, Angie, e três filhos. A família do ator está planejando uma cerimônia em memória do ator para o dia 29 de junho.

Já os fãs de Chewbacca poderão homenageá-lo no final do ano durante a Empire Con, uma convenção anual de celebração a "Star Wars" que acontece em Los Angeles entre os dias 6 e 8 de dezembro.

Peter Mayhew - Reprodução - Reprodução
Peter Mayhew (ao centro, como Chewbacca) entre Harrison Ford e Mark Hamill no primeiro "Star Wars", de 1977
Imagem: Reprodução