Topo

Como foi a impactante "missa de Páscoa" celebrada por Kanye West no Coachella

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

21/04/2019 18h45

Kanye West apresentou na manhã de hoje, no Festival Coachella, nos Estados Unidos, seu novo e original conceito de show, que vinha atiçando a curiosidade de fãs desde o início do ano, quando o rapper americano começou a dar pistas na internet sobre o conteúdo do espetáculo.

Trata-se de uma "missa de Páscoa", uma apresentação com ar de culto com a participação de dezenas de músicos, cantores e dançarinos que, em meio a discursos em tom religioso, marcharam e executaram covers e faixas do rapper, incluindo a nova "Water".

O detalhe: o show, repleto de referências bíblicas, foi apresentado no topo de um morro na área de camping do festival, localizado na cidade de Indio, na Califórnia, misturando sonoridades do rap, gospel e jazz --vale lembrar que o rapper já havia mirado esse tipo de conceito quando encarnou uma versão de Jesus Cristo no polêmico álbum 'Yeezus' (2013).

Imagem da transmissão do show de Kanye West no Coachella - Reprodução - Reprodução
Imagem da transmissão do show de Kanye West no Coachella
Imagem: Reprodução

O novo número é batizado de "Sunday Service" e foi acompanhado pelas pessoas que chegaram mais cedo ao festival e se posicionaram na base da colina. A transmissão ao vivo no YouTube foi mostrada com o recurso de câmera ao estilo "olho de peixe".

A cênica de inspiração teatral trouxe integrantes usando vestes em que se liam mensagens como "Espírito Santo" e que eram vendidas a US$ 225 na loja oficial do festival. O nome de Jesus foi evocado várias vezes durante a apresentação.

O repertório contou com músicas com versões de Kool & The Gang ("Summer Madness"), Stevie Wonder ("Do I do") e The Gap Band ("Outstanding"), com a banda posicionada no topo da colina.

O show impressionou imprensa e fãs do rapper na internet, que elogiaram a coragem e inovação do formato, mas também houve quem aproveitasse para fazer piada sobre Kanye. Muitos compararam a configuração do "culto" ao cenário do programa infantil "TeleTubbies".

Uma das mais importantes vitrines da cena pop dos Estados Unidos e do mundo, o festival Coachella está em seu segundo fim de semana e termina hoje, com show da atração principal Ariana Grande. Este ano, o evento contou com a estreia da brasileira Pabllo Vittar.