Topo

Como foi a impactante "missa de Páscoa" celebrada por Kanye West no Coachella

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

2019-04-21T18:45:11

21/04/2019 18h45

Kanye West apresentou na manhã de hoje, no Festival Coachella, nos Estados Unidos, seu novo e original conceito de show, que vinha atiçando a curiosidade de fãs desde o início do ano, quando o rapper americano começou a dar pistas na internet sobre o conteúdo do espetáculo.

Trata-se de uma "missa de Páscoa", uma apresentação com ar de culto com a participação de dezenas de músicos, cantores e dançarinos que, em meio a discursos em tom religioso, marcharam e executaram covers e faixas do rapper, incluindo a nova "Water".

O detalhe: o show, repleto de referências bíblicas, foi apresentado no topo de um morro na área de camping do festival, localizado na cidade de Indio, na Califórnia, misturando sonoridades do rap, gospel e jazz --vale lembrar que o rapper já havia mirado esse tipo de conceito quando encarnou uma versão de Jesus Cristo no polêmico álbum 'Yeezus' (2013).

Reprodução
Imagem da transmissão do show de Kanye West no Coachella Imagem: Reprodução

O novo número é batizado de "Sunday Service" e foi acompanhado pelas pessoas que chegaram mais cedo ao festival e se posicionaram na base da colina. A transmissão ao vivo no YouTube foi mostrada com o recurso de câmera ao estilo "olho de peixe".

A cênica de inspiração teatral trouxe integrantes usando vestes em que se liam mensagens como "Espírito Santo" e que eram vendidas a US$ 225 na loja oficial do festival. O nome de Jesus foi evocado várias vezes durante a apresentação.

O repertório contou com músicas com versões de Kool & The Gang ("Summer Madness"), Stevie Wonder ("Do I do") e The Gap Band ("Outstanding"), com a banda posicionada no topo da colina.

O show impressionou imprensa e fãs do rapper na internet, que elogiaram a coragem e inovação do formato, mas também houve quem aproveitasse para fazer piada sobre Kanye. Muitos compararam a configuração do "culto" ao cenário do programa infantil "TeleTubbies".

Uma das mais importantes vitrines da cena pop dos Estados Unidos e do mundo, o festival Coachella está em seu segundo fim de semana e termina hoje, com show da atração principal Ariana Grande. Este ano, o evento contou com a estreia da brasileira Pabllo Vittar.

Mais Rap gringo