Topo

Morre Georgia Engel, de "Mary Tyler Moore" e "Raymond e Companhia", aos 70

A atriz Georgia Engel em 2008 - Getty Images
A atriz Georgia Engel em 2008 Imagem: Getty Images

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

16/04/2019 09h12

A atriz Georgia Engel, conhecida por seus papéis marcantes nas sitcoms "The Mary Tyler Moore Show" e "Raymond e Companhia", morreu na última sexta-feira aos 70 anos de idade. A morte foi confirmada na noite de ontem por John Quilty, amigo de Engel, ao "The New York Times".

A causa da morte de Engel não foi confirmada. Quilty explicou que a norte-americana era adepta da Ciência Cristã, doutrina que recomenda que seus seguidores se recusem a consultar médicos convencionais.

Em "Mary Tyler Moore", Engel viveu a personagem Georgette Franklin, namorada e eventualmente mulher do âncora de jornal Ted Baxter (Ted Knight). Ela se juntou à série na terceira das sete temporadas, em 1972, em um papel que originalmente deveria ser pequeno.

"Eu ia fazer só um episódio. Era uma cena de festa, e eu tinha uma ou duas linhas de diálogo. Depois, eles continuaram pedindo para que eu voltasse e fizesse mais coisas", comentou Engel ao jornal "The Toronto Star" em 2007.

A voz doce de Engel e seu ótimo timing cômico fizeram com que ela se tornasse uma personagem regular, contrastando brilhantemente com o estilo exagerado de Knight na pele do vaidoso Ted Baxter. A performance rendeu-lhe duas indicações ao Emmy, em 1976 e 1977.

Após o fim de "The Mary Tyler Moore Show", em 1977, Engel emprestou seus talentos a outras sitcoms. A mais notável delas foi "Raymond e Companhia", onde apareceu em papel recorrente entre 2003 e 2005, rendendo outras três indicações ao Emmy (ela nunca venceu a estatueta).

Engel interpretava Pat MacDougall na série, que era estrelada pelo comediante Ray Romano. "Ela conseguia arrancar uma risada de qualquer diálogo que você desse a ela. Eu nunca vi algo assim", comentou o criador da série, Philip Rosenthal, ao saber da morte da estrela.

Mais recentemente, Engel se reuniu com sua colega de "Mary Tyler Moore", Betty White, na série "Hot in Cleveland". White, que continua na ativa aos 97 anos, comentou sobre a morte da amiga: "Georgia era única, e a melhor de todas nós".

A atriz também fez participações recentes em "The Office", "Two and a Half Men" e "One Day at a Time". Engel nunca se casou nem teve filhos, e deixa duas irmãs, Robin Ruth e Penny Lusk.