Topo

Scott Walker, ex-Walker Brothers e ícone da música experimental, morre aos 76

Divulgação
Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

25/03/2019 07h44

Considerado um dos compositores mais criativos da música pop, Scott Walker morreu aos 76 anos. O anúncio foi feito hoje, por sua gravadora, a 4AD. Ele também foi integrante do Walker Brothers e fez fama desde a adolescência, nos anos 1960.

"Por meio século o homem que nasceu sob o nome de Noel Scott Engel enriqueceu a vida de milhares", diz o comunicado da gravadora. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Walker começou sua fama no meio dos anos 1960, com o Walker Brothers, e depois também fez sucesso com uma série de álbuns solo, de "Scott" (1967) a "Scott 4" (1969), principalmente.

Seu jeito de escrever música pop, com uma pegada experimental, marcou a longa carreira do cantor, que seguiu na ativa e fez inúmeras parcerias. Uma das mais recentes foi com a banda de drone metal Sunn O))), com o álbum "Soused", de 2014. Ele também criou a trilha sonora de "Vox Lux", filme que contou com Natalie Portman.

Noah Scott Engel nasceu em 1943, nos EUA, e optou por um nome artístico quando se juntou a John Maus - que viraria John Walker - em 1964. Eles conseguiram dois hits no número 1 das paradas, com "Make It Easy on Yourself" e "The Sun Ain't Gonna Shine (Anymore)."