Topo

Ator vive pênis "brocha" de Fábio Porchat em série: "O pau sofre"

Rafael Portugal e Fábio Porchat na série "Homens?" - Divulgação
Rafael Portugal e Fábio Porchat na série "Homens?" Imagem: Divulgação

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

16/03/2019 04h00

De todos os papéis cômicos que Rafael Portugal já teve, com certeza nada se aproxima de seu mais atual trabalho: a personificação de um pênis. Sim, isso mesmo. Na série "Homens?", de autoria de Fábio Porchat e que estreia na próxima segunda no canal Comedy Central, ele vive o órgão do protagonista, Alexandre, que passa por uma crise existencial por conta de sua impotência sexual. Juntos, os dois se engajam em verdadeiras discussões de relação de longos debates.

Assista ao trailer de "Homens?"

UOL Entretenimento

"Acabo fazendo um drama, porque o pau sofre, porque o personagem do Porchat brocha e ele tem esse contato direto. Ninguém mais vê o pau, só ele. É legal essa história acontecer. Eu digo lúdico até. Ele tem uma visão, ele bate esse papo [com o pênis]. Ele poderia de repente só olhar pra baixo e estar conversando, mas o Fábio achou interessante personificar", conta Rafael ao UOL.

A personificação no caso é completa. O ator usa uma fantasia que imita um pênis para aparecer em suas cenas com Porchat. A situação é toda como um grande delírio do personagem, que em alguns momentos enxerga uma versão humanizada de sua genitália, com quem desabafa.

Pode parecer só um apelo cômico, mas na verdade a proposta do seriado é justamente debater os medos internos dos homens -- que eles não têm coragem de discutir -- e como eles precisam se adaptar a uma sociedade que não tolera mais o machismo. Na série, Alexandre e seus amigos têm diálogos assombrosos nos quais falam sobre sexo e mulheres, evidenciando comportamentos agressivos e preconceituosos.

Quando me contaram teve aqueles primeiros cinco segundos de choque: 'Sim, eu quero que você faça o meu pau!'. Falei: Então vamos nessa. Achei divertidíssimo. De cara achei genial. A série é pra gente rir, mas é pra rir entendendo também que já não devemos mais agir de algumas maneiras com as mulheres. E também colocar como o homem tem sofrido por conta isso.

Fábio Porchat e o elenco da série "Homens?" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para ele, apesar de soar bizarro, existe um lado humano em sua interpretação. "Ele [Fábio] queria que fosse muito humano, que não fosse caricato. Ele [o pênis] sente, ele chora, ele ri, ele se diverte. Tem esses momentos, essas emoções que o pau vive", diz.

O humorista explica o único porém de encarar o personagem: "Vestir aquela roupa foi bem quente. Passei perrengue na hora da troca, coisas normais".

Portugal ganhou ainda dois projetos derivados deste novo trabalho: um stand-up onde também interpreta o "Pênis de Alexandre", e o "Canal do Pau", onde reage a cenas da série.