Topo

Filmes e séries


Neil deGrasse Tyson volta ao National Geographic após acusações de assédio

Neil deGrasse Tyson - AFP
Neil deGrasse Tyson Imagem: AFP

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

15/03/2019 17h48

A National Geographic Channel terminou suas investigações sobre as acusações de assédio contra o famoso astrofísico Neil deGrasse Tyson. O apresentador das séries "Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo" e "StarTalk" vai voltar ao canal para dar continuidade aos seus projetos.

"'StarTalk' vai voltar ao ar com seus 13 episódios restantes em abril e tanto a Fox quanto a National Geographic estão comprometidos em encontrar uma data para 'Cosmos'", disse a emissora em um comunicado, reiterando que "não haverá mais comentários" sobre o assunto.

As produções estão em um limbo há meses, desde que a Net Geo começou as investigações contra Neil. Ainda não há data para a volta da série no Brasil.

Duas mulheres acusam Tyson de assédio: a Dra. Katelyn N. Allers, da Universidade de Bucknell, afirmou que o astrofísico agarrou suas partes íntimas em um evento em 2009; já uma ex-assistente de Tyson, Ashley Watson, revelou que sofreu inúmeros avanços sexuais inapropriados do apresentador.

Estas não foram as únicas acusações contra Tyson. A musicista Tchiya Amet disse que o astrofísico a estuprou quando eles ainda eram estudantes nos anos 80.

Neil deGrasse Tyson virou uma referência sobre o estudo dos astros e comanda o também popular programa "Cosmos", na Net Geo. O astrofísico participou de inúmeras séries e filmes, caso de "The Big Bang Theory", "Batman Vs Superman: A Origem da Justiça". "Brooklyn 9-9" e "Os Simpsons".

Tyson ainda virou best-seller com livros como "Origens" e "Astrofísica para Apressados".