Topo

"Bird Box": Netflix vai retirar cena real de acidente que matou 47 pessoas

Sandra Bullock em cena de "Bird Box", filme de terror da Netflix - Divulgação
Sandra Bullock em cena de "Bird Box", filme de terror da Netflix Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

14/03/2019 20h46

Após dois meses de polêmica, a Netflix anunciou hoje que concordou em remover e substituir uma cena de "Bird Box" que inclui um acidente real de trem que matou 47 pessoas em Quebec, no Canadá.

"A Netflix e os produtores de 'Bird Box' decidiram substituir o clipe. Pedimos desculpas por qualquer dor causada à comunidade de Lac-Megantic", disse o streaming em comunicado enviado ao TheWrap.

A ministra da cultura e comunicação de Quebec agradeceu a decisão. "A iniciativa era esperada pelo respeito às vítimas desta tragédia horrível, suas famílias e toda a comunidade de Lac-Mégantic", escreveu Nathalie Roy. "Esse resultado mostra que, ao se unir e unir nossos esforços, tudo é possível."

O desastre em questão é o descarrilamento de um trem que transportava petróleo pela cidade de Lac-Mégantic, no Canadá. Ocorrida em 2013, a tragédia matou 47 pessoas.

No longa estrelado por Sandra Bullock, as imagens do descarrilamento aparecem quando alguns personagens estão assistindo à televisão, vendo notícias sobre a invasão das criaturas que levam os humanos ao suicídio quando fazem contato visual com elas.

A prefeita de Lac-Mégantic, Julie Moran, tinha prometido na época tomar providências caso a cena não fosse alterada pela Netflix, citando que o uso de imagens do desastre é um desrespeito às vidas perdidas nele.

O mais curioso é que outra produção da Netflix, a série "Travelers", também usou cenas da mesma tragédia em um episódio recente. A equipe da série, que é coproduzida no Canadá, se desculpou rapidamente e alterou a cena.