Topo

Como a dupla UM44K pretende ser o "Roberto e Erasmo Carlos" da nova geração

Saulo e Luan, do duo UM44K - Divulgação
Saulo e Luan, do duo UM44K Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

11/02/2019 04h00

Saulo Poncio e Luan Otten, do duo UM44K, têm 23 anos, mais ou menos a mesma idade que Roberto e Erasmo Carlos tinham na década de 1960 quando escreveram os inesquecíveis hits que embalaram a Jovem Guarda. Fãs das composições do Rei e do Tremendão, eles querem que suas baladas pop-românticas sejam lembradas daqui alguns anos tanto quanto foram àquelas escritas pelos seus ídolos.

Pode soar pretensioso, mas os números depõem a favor do duo. Formado em 2015, o duo emplacou as músicas "Nossa Música" e "Vim Para Ficar" (interpretada pela Iza) na novela "O Sétimo Guardião", da Globo. Suas composições autorais já acumulam mais de 100 milhões de visualizações no YouTube e menos de 12 horas após o lançamento no Spotify do álbum "Tudo Que Sonhamos", eles emplacaram 9 das 12 músicas no TOP 200 do serviço de streaming.

"Nossa maior referência é o Roberto Carlos", disse Saulo ao UOL. "O Roberto consegue passar 100% de seus sentimentos nas músicas. Essa é a nossa maior preocupação na hora de escrevermos nossas composições", afirmou. O parceiro Luan completa: "Você pode ouvir as músicas deles em qualquer época. Elas são atemporais. Nosso sonho é cantar com o Roberto Carlos", revelou. Além da Jovem Guarda, a dupla tem como referência músicas gospel, Charlie Brown Jr., O Rappa e Djavan.

Influenciadores

Assim como Roberto e Erasmo influenciaram há mais de 50 anos toda uma geração com suas gírias e jeito de vestir, o UM44K também vem fazendo o mesmo, só que por meio das redes sociais. Saulo Poncio, por exemplo, tem 1,8 milhões de seguidores no Instagram, é dono de uma grife roupas, e sua vida pessoal é acompanhada avidamente pelos fãs e sites de fofoca.

Saulo e Luan, do duo UM44K - Divulgação - Divulgação
Saulo e Luan, do duo UM44K
Imagem: Divulgação
Recentemente, seu casamento com a modelo e digital influencer Gabi Brandt virou notícia em todos os lugares. E também gerou polêmica. A data da festa, realizada no Copacabana Palace, coincidiu com o lançamento do primeiro álbum do UM44K e os haters o acusaram de usar o casamento como plataforma de divulgação. Outra polêmica foi gerada pela gravidez de Gabi, que espera o primeiro filho do casal. Antes mesmo do bebê nascer, ele já ganhou uma conta no Instagram com a foto da ultrassonografia. Resultado: o Instagram do feto, @amordepiolho, tem, hoje, 393 mil seguidores.

"Não usei meu casamento como estratégia de lançamento do álbum", disse Saulo. "As datas coincidiram. A única data disponível no Copacabana Palace para o casamento era no mesmo dia do lançamento do álbum. Foi o dia mais feliz da minha vida. Imagina você se casar com a mulher da sua vida e concretizar um sonho profissional no mesmo dia?', afirmou.

Gabi Brant, aliás, é uma das grandes fontes de inspiração de Saulo. Para ela, Saulo compôs "Tudo Que Sonhamos", em que declara seu amor à esposa e também ao filho que vai nascer. Os fãs também são homenageados na faixa "Estrela do Céu". "Temos composições para mais um álbum. Ainda tem muita música inédita para lançarmos", disse Saulo.

Haters

Após a tragédia de Brumadinho, eles prometeram doar 10 litros de água para as vítimas a cada compra na loja de essências Osar. Pegou mal e eles voltaram atrás. A super exposição nas redes sociais parece ter calejado os dois contra as críticas.

"Como figura pública, temos que nos preocupar como as nossas publicações nas redes sociais serão interpretadas. Mas isso não pode abalar as pessoas e as causas que apoiamos", disse Saulo.

"Recebemos tantas mensagens de apoio que as críticas são derrubadas pelo próprio barulho. Não caçamos os haters. Tem crítica que é construtiva e que aprendemos com elas. É uma injustiça comparar o número de mensagens ruins com as de mensagens boas", completou Luan.

Saulo ainda é lembrado pela polêmica gerada com sua ex-namorada, Letícia Almeida. Após registrar a filha de Letícia como sua, ele descobriu que o pai do garoto era o cunhado. O tempo, no entanto, o ajudou a lidar melhor com a situação e, hoje, fala com tranquilidade do assunto. "O passado ficou para trás. Hoje eu estou feliz demais. Casei, vou ser pai. Estou focado na minha carreira. Escolhi viver. Ouço e aprendo o que a minha família me ensina. Jesus é a base de tudo na minha vida", comentou.

Se nem Erasmo e Roberto ficaram imunes às polêmicas e críticas, não seria diferente com o UM44K. Resta à dupla, portanto, se inspirar em seus ídolos também na maneira como lidaram com as críticas. Não à toa, Roberto e Erasmo estão até hoje aí como exemplos de sucesso.