Topo

Música do Dinosaur Jr. chega ao 1º lugar no Japão --e nem a banda entende

Divulgação
Integrantes da banda Dinosaur Jr. Imagem: Divulgação

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

09/02/2019 20h48

"Over Your Shoulder", faixa de 1994 da banda indie americana Dinosaur Jr., chegou ao primeiro lugar no Japão, superando artistas globais como Ariana Grande, Queen e Ed Sheeran, divulgou a revista "Billboard".

O fato de a música ter virado hit 25 anos após o lançamento, liderando o chart "canções estrangeiras" e ficando na colocação 18 na lista geral, causou espanto entre fãs e jornalistas.

Foram 8 milhões de reproduções ao longo da última semana, a maioria dos acessos vindos do YouTube. O mistério: a música nunca foi reeditada no Japão nem lançada como single em nenhum lugar do mundo.

A própria "Billboard" estranhou o fenômeno. "A resposta provável é que algum usuário desconhecido fez o upload de um vídeo ou vídeo usando e músicas da banda, o que foi suficiente para as músicas fazerem incursões significativas no ranking", escreveu a publicação.

Well that?s fun. #biginjapan #thiswas25yearsago

Uma publicação compartilhada por Dinosaur Jr. (@dinosaurjr) em

Usuários do fórum Reddit, no entanto, têm uma explicação mais plausível: "Over Your Shoulder" foi usada como trilha em um popular reality show local chamado "Gachinko Fight Club". Outro deles sugere ainda que, na verdade, a música pode ter sido usada em um comercial de TV.

Sem entender o motivo do próprio sucesso, o Dinosaur Jr., que jamais conseguiu emplacar uma faixa na lista geral das mais ouvidas dos Estados Unidos, comemorou em um post lacônico no Instagram: "Isso é engraçado".

Mais Rock