Humorista Sarah Silverman revela desconforto em exame no seio e desabafa
Maurício Dehò
Do UOL, em São Paulo
07/02/2019 09h20
A humorista Sarah Silverman usou seu Instagram para relatar um caso em que diz ter sido vítima de uma conduta no mínimo descuidade por um profissional que realizava uma mamografia nela. De acordo com a norte-americana, o técnico do exame ficou acariciando seu seio enquanto falava com ela, que alegou estar desconfortável com o incidente.
"Tive um momento de merda durante uma consulta para uma mamografia hoje", disse ela, em post desta quarta-feira (6). "Eu tive de fazer um ultrassom e depois uma mamografia, porque tenho seios densos (insira sua piada aqui) e esse radiologista - o mesmo do ano passado -, de quem eu não gosto, e o motivo é o seguinte: ele abriu meu jaleco, colocou o gel nos meus seios e os manuseou com suas mãos livres [sem luvas]. Então, ele começou a falar comigo sobre o raio-X do meu peito e ficou mexendo nos meus seios descobertos e cobertos de gel, no frio. Então, eu finalmente disse: 'Hei, podemos falar disso quando eu estiver vestida ou enquanto você faz o ultrassom? Não estou confortável com meus seios de fora, enquanto você conversa'."
Silverman relatou que ele mais uma vez colocou gel nas próprias mãos, sem luvas e passou os dedos por seus seios enquanto fazia o exame. "De novo, como eu disse no ano passado, eu avisei: 'Hei, você precisa me tocar com seus dedos?'". O médico teria dito que faz isso para melhores resultados nos exames, mas a humorista mais uma vez pediu que ele evitasse tocá-la sem luvas.
"Olha, eu acredito de verdade que ele não estava abusando, mas ele precisa se dar conta de que ali tem uma mulher vulnerável. Isso não é um encontro - vista a porra das luvas! Ele ser arrogante e não internalizar o problema sendo que o avisei ano passado mostra que deve rolar algo inconsciente sobre poder, já que estamos nos aprofundando", seguiu Silverman.
Ela encerrou seu relato prometendo: "Esta foi minha última mamografia com esse cara. Ou com qualquer cara. Olhe, sou uma mulher adulta e estou bem. Mas esse cara faz isso com todo mundo e sei que minha personalidade demorou anos como adulta até que eu pudesse falar abertamente por mim mesmo. Médicos arrogantes como esse canalha tiram vantagem de mulheres que ainda não conseguem falar. Tudo isso para dizer: falem. Confiem nos seus instintos e falem quando a merda não estiver certa."