Os moradores da vila de Carlinhos Maia que viraram influenciadores digitais
O cotidiano da Vila Primavera, em Penedo (AL), que fez Carlinhos Maia se tornar o "Rei do Instagram", acumulando 11,8 milhões de seguidores, continua fisicamente o mesmo, com seus moradores vivendo em casas simples construídas em ruas de terra batida. Mas, muita coisa na vida digital de Carlinhos e de seus vizinhos mudou desde o primeiro stories que ele postou há quatro anos.
A Vila Primavera, que ficou famosa nos stories de Carlinhos, na realidade, é uma rua sem saída que fica na pequena cidade de Penedo, de 64,4 mil habitantes, localizada a 170 km da capital Maceió (AL), às margens do rio São Francisco, na divisa com o estado de Sergipe.
Anitta, por exemplo, visitou a Vila e causou alvoroço na cidade. O artista Romero Britto enviou uma dezena de quadros originais, que agora adornam os muros das casas da rua. O Fantástico enviou uma equipe até a cidade só para acompanhar o dia a dia do influenciador digital.
A mais recente novidade ocorreu no último domingo (3), quando Carlinhos ganhou as manchetes mais uma vez, após assumir publicamente o namoro de dez anos com Lucas Guimarães, que em seus stories era apresentado apenas como "amigo".
A influência deste alagoano de 25 anos pode ser sentida até no exterior. No ano passado, por exemplo, seus stories só perderam em audiência mundial para Kim Kardashian, com mais de 1 bilhão de visualizações.
Até a cidade de Penedo sentiu a influência do artista. O local, que nunca havia despertado a atenção dos turistas, agora recebe centenas de pessoas que vão até lá só para visitar a vila e encontrarem com Carlinhos Maia. São tantas pessoas, que Carlinhos Maia foi condecorado pelo governo local com a comenda "Barão de Penedo" por ajudar a desenvolver o turismo local e botar a cidade no mapa.
Embora não goste de ficar muito tempo longe de Penedo, Carlinhos Maia está alçando voos ainda mais altos. Por causa do sucesso nas redes sociais, ele criou o espetáculo de humor "Mas, Carlos!", com apresentações em todo o Brasil e até no exterior (como França, Portugal e Inglaterra). Com Whindersson Nunes, Tirullipa e GKAY, ele lançou no Multishow a série "Família Nordestina" e o clipe da "Eu Vou Tu Vai", que já teve 3,5 milhões de visualizações.
Toque de Midas
A principal mudança que Carlinhos Maia causou, no entanto, foi na vida dos moradores da Vila Primavera. Carlinhos criou um apelido para cada um deles e os transformou em verdadeiros personagens de seus stories. Com tanta exposição, os moradores também viraram digitais influencers e passaram a ganhar dinheiro com anúncios publicitários.
Seu namorado, Lucas Guimarães, por exemplo, tem 1,9 milhão de seguidores. Sua mãe, Maria Maia, chamada de "digital influencer da terceira idade", acumula 2 milhões de seguidores. Maria, aliás, acompanha Carlinhos em todas as suas viagens e participa de seus shows de stand up comedy.
Mas a influência não acaba por aí. A melhor amiga de Carlinhos, a Branca, também chamada de Diva, tem 1,1 milhão de seguidores e a espontânea e hilária menina Brenda Ysadora, tem 1,4 milhão.
A prova de que tudo que Carlinhos toca vira ouro são os números dos outros moradores da Vila, de fazer inveja em muito influenciador digital internacional. O pai de Carlinhos, Virgílio Maia, tem 658 mil seguidores, Mogle (o menino mais bagunceiro da Vila): 161 mil, Davi Mateus (a gay estranha): 253 mil, Gaguinha de Ilhéus: 354 mil, Dona Irene: 492 mil, Parrudo: 45,3 mil, Cacau (a mulher Manga): 69,8 mil, Garoto Sim (que chora com barulho de sirene): 143 mil e Carmen Lúcia (amiga da mãe de Carlinhos): 73,8 mil.
Polêmicas
Neste período, Carlinhos entendeu que tudo que fala e faz ganha uma repercussão fora do comum. Ao assumir o namorado, ele recebeu críticas de todos os lados e precisou se explicar.
"Eu via muitos gays dizendo 'se assuma, saia do armário'. Coisa que os héteros não me pediam. Teve um tempo em que a ditadura começou a me machucar muito mais do que qualquer hétero. Nos meus shows, 90% que vão me assistir são héteros. Eu não vivo do 'pink money'. E esses mesmos héteros família: pai, mãe, filho, vó, eles gritam o nome do Lucas em todo show".
Em seguida, ele escreveu "Vocês não vão me ver botando saia, shortinho, salto alto e batom. E não julgo, cada um faz o que quer e é feliz. Mas eu sou um gay que gosto de ser homem", disse.
A fala de Carlinhos não foi bem recebida por membros da comunidade LGBT, e o comediante foi duramente criticado ao longo do dia. Após a repercussão negativa, Carlinhos Maia voltou a tocar no assunto. "Enquanto houver gays vingativos, que pegam um trecho da minha fala e soltam no Twitter, os gays não serão respeitados (...) Enquanto houver guerra na nossa classe, jamais haverá amor e respeito", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.