Topo

Lenda das HQs, George Pérez anuncia aposentadoria por problemas de saúde

George Perez - Gage Skidmore
George Perez Imagem: Gage Skidmore

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

21/01/2019 10h53

O quadrinista George Pérez, mais conhecido por criar as artes da minissérie "Crise nas Infinitas Terras", da DC, anunciou sua aposentadoria. Pérez, que completou 64 anos em junho passado, citou problemas de saúde como o motivo do seu afastamento das HQs. A informação é do "Comic Book Resources".

O artista tem lutado há anos contra problemas de visão ocasionados pela diabetes. Em 2017, também sofreu um infarto, sendo obrigado a cancelar aparições em convenções de quadrinhos nos EUA enquanto se recuperava.

"Não é segredo nenhum que eu tenho lidado com um número grande de problemas de saúde, mas posso agora confirmar que eles forçaram a minha aposentadoria da criação de novas histórias em quadrinhos", comentou Pérez em um comunicado oficial.

O quadrinista também vai deixar de fazer "desenhos por comissão", dizendo que o processo se tornou "difícil demais para os seus olhos". "Não consigo produzir as peças inteiramente detalhadas, em um nível de qualidade que justifique o preço que cobro por elas", disse.

Pérez confirmou, no entanto, que continuará aparecendo em convenções de quadrinhos e atendendo os fãs. "Eu tive uma carreira incrivelmente boa, fazendo o que eu queria fazer desde criança. Agora eu posso relaxar e ver as coisas que eu criei entretendo toda uma nova geração", continuou o artista.

"Muito disso é graças a vocês, os melhores fãs do mundo. Eu sou eternamente grato a vocês", completou.

Pérez chegou a trabalhar para a Marvel no começo de sua carreira e nos anos 1990, mas ficaria mais famoso pelas colaborações com a DC. Suas artes eternizaram grandes fases das HQs de Mulher-Maravilha, Jovens Titãs e Sociedade da Justiça da América, por exemplo.

Em 1985, desenhou a minissérie "Crise nas Infinitas Terras", uma das mais famosas da história da DC. A saga vai servir como inspiração para o crossover entre as séries da editora na CW ("Arrow", "The Flash", "Supergirl") em 2019.