Topo

Quem é Jenifer? A fórmula de sucesso do hit do verão que invadiu a internet

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

12/01/2019 12h00

"O nome dela é Jenifer. Eu encontrei ela no Tinder". Se você ainda não ouviu esse refrão, pelo menos já deve ter visto alguma piada na internet com o tal nome. "Jenifer" é um dos hits do verão 2019 e, depois de dominar as festas de Ano Novo e as caixinhas de som nas praias, a música de Gabriel Diniz também invadiu a internet.  

"Entrou em um clima de brincadeira, de festa. Não é só mais uma música. Virou uma coisa alegre e contagiante", justifica o forrozeiro de 28 anos ao UOL sobre o fenômeno que o seu refrão empolgado causou na internet, onde brincadeiras com a música rapidamente se espalharam.

Gabriel Diniz acredita que as férias ajudaram a música, lançada em setembro, a se popularizar pelo Brasil. "Já estávamos muito bem no Nordeste e, depois das viagens no fim do ano, o público voltou para as suas cidades de origem levando a Jenifer junto com eles", diz. 

Dançante e divertida, "Jenifer" parece ter dominado mesmo as festas de fim de ano. Dados do Deezer mostram que a faixa se tornou a mais ouvida de Gabriel Diniz desde 30 de dezembro, antevéspera do Ano Novo. O número de streams na plataforma cresceu mais de 1800% comparando a data de lançamento com esta semana.

No Spotify, o cantor que vive na Paraíba superou o recorde de semanas da música "Atrasadinha", parceria do sertanejo Felipe Araújo com o pagodeiro Ferrugem, e botou sua "Jenifer" no primeiro lugar das mais ouvidas no Brasil. A música ainda aparece entre as mais tocadas do mundo na lista de virais.

"Público abraçou a Jenifer"

O hit do Réveillon brasileiro também contou com a força do YouTube, onde o clipe oficial passava dos 76 milhões de visitas até sexta-feira (11). O clipe, estrelado pela atriz Mariana Xavier, a Jenifer "original", tem ainda a participação da ex-BBB Aline Gotschalg, uma ex inconformada com a garota do aplicativo. 

O cantor Gabriel Diniz - Divulgação - Divulgação
O cantor Gabriel Diniz
Imagem: Divulgação

Gabriel Diniz foi além e se juntou ao grupo FitDance e um time de youtubers e influenciadores digitais para gravar outro vídeo com a coreografia de "Jenifer" no vão livre do Masp, cartão postal de São Paulo. Ideia dele que ajudou mais ainda na divulgação.

"Caiu no gosto popular, através dos memes, por todo o trabalho que a gente fez com o FitDance, com os influenciadores. Depois virou orgânico. A galera começou a fazer meme por a música ter um tema engraçado", continua GD, como é conhecido o cantor. Brincalhão por natureza, ele levou um clima cômico ao vídeoclipe e diz receber mais de cem memes por dia no celular.

"É muito legal a forma que o público abraçou a Jenifer. A criatividade deles é impressionante", comenta sobre a variedade de piadas, como a que o refrão acorda um cérebro afetado pela música chiclete.

Famosos também entraram na brincadeira. Depois de zoar com o nome da música, o humorista Whindersson Nunes reproduziu o meme do cérebro. De olho nos hits do Brasil, o DJ e produtor americano Diplo transformou Anitta em Jenifer. E até o padre Fábio de Melo perguntou quem era a moça. "Padre, nem queira saber. Já separou meia dúzia de casal", respondeu um dos seguidores.

Depois de atingir o eixo Rio-São Paulo, Gabriel Diniz curte o pico de sua popularidade no Brasil. Mas ainda tem o desafio de manter a música em alta até o Carnaval, que neste ano só acontece em março.

"'Jenifer' agora é a menina dos olhos, mas estamos programando o lançamento de outras músicas até para alimentar o desejo do público de escutar mais do GD", adianta o cantor.

Mesmo assim, ele acredita que "Jenifer" ainda tem potencial para se manter em alta. "Quando tocar em uma festa, em um evento, o público vai curtir do mesmo jeito, a brincadeira vai continuar."

Cadê a dona Hermínia?

clipe de "Jenifer" - Divulgação - Divulgação
Mariana Xavier, Gabriel Diniz e Aline Gotschalg no clipe de "Jenifer"
Imagem: Divulgação
A zoeira, claro, não fica limitada aos famosos. Se depender do público, Jenifer está cotada até para o cinema. A participação de Mariana Xavier no clipe rendeu muitos memes com a personagem Marcelina, filha da dona Hermínia de "Minha Mãe É Uma Peça". A atriz está curtindo a brincadeira.

E outros pedindo para que elas abandonem o Tinder:

Mas vale lembrar que Jenifer não está sozinha