Topo

Ex-chefão da Disney acusado de assédio, John Lasseter recebe nova chance

John Lasseter revolucionou a Disney - Divulgação
John Lasseter revolucionou a Disney Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

09/01/2019 17h38

Acusado de assédio e conduta imprópria no ambiente de trabalho, John Lasseter, ex-diretor e mente criativa por trás das animações da Pixar, Walt Disney Animation Studios e DisneyToon Studios, recebeu uma nova chance na indústria cinematográfica.

Lasseter foi nomeado nesta quarta-feira (9) diretor da Skydance Animation pelo CEO David Ellison. O setor de animação da Skydance Media existe desde 2017, e o primeiro projeto confirmado é "Luck", previsto para chegar aos cinemas em 2021 com direção de Alessandro Carloni ("Kung Fu Panda 3").

"John é um talento criativo singular, cujo impacto na indústria de animação não pode ser medido", disse Ellison. "Ele foi responsável por liderar animações dentro da era digital ao contar histórias incomparáveis que continuam a inspirar e entreter pessoas ao redor do mundo".

O CEO da Skydance Media compartilhou com seus funcionários uma carta em que explica a contratação de Lasseter e admitiu que a decisão "não foi fácil".

Ellison afirmou que terá reuniões com os funcionários da Skydance Animation para discutir a transição, e garantiu que contratou especialistas para investigar as alegações de assédio, que "nós consideramos sérias e que tomaram nossa total atenção para tomarmos esta decisão".

""Ele reconheceu e pediu desculpas pelos seus erros e, durante o tempo que ficou afastado, trabalhou para corrigi-los", apontou o CEO.

Em novembro de 2017, um empregado antigo da Pixar afirmou que Lasseter era conhecido por "agarrar, beijar e fazer comentários sobre os atributos físicos das pessoas".

Outros funcionários da Disney/Pixar explicaram situações semelhantes, em que que se sentiam constantemente "desrespeitados e desconfortáveis" com a postura do chefão, homem mais poderoso e influente da animação americana.

Após as primeiras acusações públicas, Lasseter tirou um período sabático de seis meses e pediu desculpas por "qualquer um que já recebeu um abraço não desejado ou qualquer gesto que tenha ultrapassado o limite de qualquer forma". Após o afastamento, ele anunciou que se desligaria da Disney no final de 2018.

John Lasseter na Calçada da Fama em 2011 - Damian Dovarganes/AP - Damian Dovarganes/AP
John Lasseter na Calçada da Fama em 2011
Imagem: Damian Dovarganes/AP

Revolucionário Vencedor de dois Oscars

 Lasseter é um dos fundadores da Pixar, que começou como braço da Lucasfilm. Ao lado de Ed Catmull, ele revolucionou a história da animação no cinema, iniciando um novo paradigma com a popularização da técnica 3D.

Em 2006, após a Disney comprar a Pixar, Lasseter foi promovido a diretor criativo da Pixar e da Walt Disney Animation Studios. Ele participou e todas as animações da Disney desde então, supervisionando filmes de sucesso como "Frozen" e "Moana".

Diretor de "Toy Story" e "Toy Story 2", John Lasseter ajudou a Pixar a vencer oito vezes o Oscar de melhor animação, obtendo outras três estatuetas com filmes da Disney e ajudando os estúdios a faturar alto em bilheteria.

Atualmente, a empresa trabalha no quarto capítulo da saga "Toy Story", que seria dirigido por John Lasseter.