Topo

"Death Note" é criticado por usar cenas reais de acidente que matou 19 pessoas

Cena de Death Note - Reprodução
Cena de Death Note Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

08/01/2019 20h49

"Death Note", da Netflix, enfrenta problemas por uso indevido de imagem após incorporar cenas reais de um acidente que matou 19 pessoas na Bélgica.

A Companhia Ferroviária Nacional do país europeu divulgou uma notificação sobre o filme.

"Isso demonstra pouco respeito pelas vítimas e familiares dos sobreviventes, pelos funcionários da ferrovia e pelos serviços de emergência. Estamos decidindo se devemos tomar providências para lidar com esse assunto", disse o porta-voz da companhia, Dimitri Temmerman, para o jornal "Algemeen Dagblad".

No filme, um jornal fictício apresenta a notícia de um grande acidente envolvendo um trem. Entretanto, o vídeo era real, e o caso aconteceu em 2010. A tragédia acabou deixando 19 mortos e mais de 300 feridos.

Segundo o jornal, nenhum dos sobreviventes foi informado que os registros seriam usados no filme da Netflix, nem os familiares das vítimas que morreram. "Você só vai sentar e assistir a um filme à noite sem suspeita, apenas para relembrar o acidente novamente", criticou Anita Mahy, uma das sobreviventes.

Nem a Netflix quanto os produtores de "Death Note" se pronunciaram sobre o caso.

"Death Note" tem direção de Adam Wingard, e traz Nat Wolff, Lakeith Stanfield, Margaret Qualley e Willem Dafoe no elenco. Uma sequência do projeto já está em desenvolvimento, segundo o THR, apesar de receber avaliações negativas tanto dos críticos quanto dos fãs do anime original.