"Death Note" é criticado por usar cenas reais de acidente que matou 19 pessoas

"Death Note", da Netflix, enfrenta problemas por uso indevido de imagem após incorporar cenas reais de um acidente que matou 19 pessoas na Bélgica.
A Companhia Ferroviária Nacional do país europeu divulgou uma notificação sobre o filme.
"Isso demonstra pouco respeito pelas vítimas e familiares dos sobreviventes, pelos funcionários da ferrovia e pelos serviços de emergência. Estamos decidindo se devemos tomar providências para lidar com esse assunto", disse o porta-voz da companhia, Dimitri Temmerman, para o jornal "Algemeen Dagblad".
No filme, um jornal fictício apresenta a notícia de um grande acidente envolvendo um trem. Entretanto, o vídeo era real, e o caso aconteceu em 2010. A tragédia acabou deixando 19 mortos e mais de 300 feridos.
Segundo o jornal, nenhum dos sobreviventes foi informado que os registros seriam usados no filme da Netflix, nem os familiares das vítimas que morreram. "Você só vai sentar e assistir a um filme à noite sem suspeita, apenas para relembrar o acidente novamente", criticou Anita Mahy, uma das sobreviventes.
Nem a Netflix quanto os produtores de "Death Note" se pronunciaram sobre o caso.
"Death Note" tem direção de Adam Wingard, e traz Nat Wolff, Lakeith Stanfield, Margaret Qualley e Willem Dafoe no elenco. Uma sequência do projeto já está em desenvolvimento, segundo o THR, apesar de receber avaliações negativas tanto dos críticos quanto dos fãs do anime original.