Astrofísico Neil deGrasse Tyson tem série interrompida após acusações de assédio


Rodolfo Vicentini
Do UOL, em São Paulo
03/01/2019 18h34
O National Geographic Channel decidiu interromper a consagrada série "StarTalk" após acusações de assédio contra o famoso astrofísico Neil deGrasse Tyson.
A produção vai seguir em hiato até que as investigações sejam concluídas. "Para permitir que a investigação ocorra sem obstáculos, optamos por segurar or novos episódios de 'Star Talk' até que tudo esteja concluído", disse um representante do Net Geo para a Variety.
Veja também
"Esperamos que isto aconteça pelas próximas semanas, e então tomaremos uma decisão final", completou.
A produção voltou para a televisão com episódios inéditos em novembro de 2018, para a quinta temporada, e exibiu apenas três episódios dos 20 encomendados pela emissora.
Duas mulheres acusam Tyson de assédio: a dra. Katelyn N. Allers, da Universidade de Bucknell, afirmou que o astrofísico agarrou suas partes íntimas em um evento em 2009; já uma ex-assistente de Tyson, Ashley Watson, revelou que sofreu inúmeros avanços sexuais inapropriados do apresentador.
Estas não foram as únicas acusações contra Tyson. A musicista Tchiya Amet disse que o astrofísico a estuprou quando eles ainda eram estudantes nos anos 80.
Neil deGrasse Tyson virou uma referência sobre o estudo dos astros e comanda o também popular programa "Cosmos", na Net Geo. O astrofísico participou de inúmeras séries e filmes, caso de "The Big Bang Theory", "Batman Vs Superman: A Origem da Justiça". "Brooklyn 9-9" e "Os Simpsons".
Tyson ainda virou best-seller com livros como "Origens" e "Astrofísica para Apressados".