Topo

Filmes e séries


"Fevereiros": Documentário sobre a vida de Maria Bethânia ganha nova data

Divulgação
Maria Behânia é abraçada por Chico Buarque em cena do documentário "Fevereiros" Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

2018-12-27T15:40:15

27/12/2018 15h40

"Fevereiros", documentário sobre a vida de Maria Bethânia, chega aos cinemas em 31 de janeiro de 2019.

Dirigido por Marcio Debellian, o longa acompanhou a icônica cantora no vitorioso desfile da Mangueira em sua homenagem, em 2016, até Santo Amaro, na Bahia, sua cidade natal.

"O que me interessou desde o início, independente do resultado que o Carnaval viria a ter, foi o recorte que a Mangueira escolheu para o enredo", explicou o cineasta.

"Entre as inúmeras possibilidades de se homenagear Maria Bethânia, a escola escolheu tratar da sua devoção religiosa, do seu sincretismo pessoal que junta o candomblé, devoção católica e sabedorias herdadas dos índios", completou.

Já no Recôncavo baiano, Maria Bethânia mostrou de seu ambiente familiar, religioso e das festas da sua cidade natal, abordando questões históricas como o surgimento do samba, tolerância religiosa e racismo.

"O Recôncavo baiano, região onde Bethânia nasceu, tem a particularidade de ter sido o lugar no Brasil que mais recebeu negros escravizados trazidos da África", explicou Marcio.

"A Bahia soube misturar as tradições africanas, indígenas e portuguesas e transformá-las em expressões originais brasileiras em relação à música, religião e festas populares", completou o diretor.

O filme conta com depoimentos de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, do carnavalesco da Mangueira Leandro Vieira, do historiador Luiz Antonio Simas, da poeta Mabel Velloso, irmã de Bethânia, e do porta-bandeira da Mangueira Squel Jorgea.