Topo

Cantora Miúcha, irmã de Chico Buarque, morre aos 81 anos após luta contra câncer

Cantora Miúcha - Divulgação/Walter Craveiro
Cantora Miúcha Imagem: Divulgação/Walter Craveiro

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

27/12/2018 19h26

Miúcha, irmã de Chico Buarque e ex-mulher de João Gilberto, morreu no Rio de Janeiro aos 81 anos.

A cantora e compositora travava uma batalha contra um câncer e sofreu uma parada respiratória nesta quinta-feira, às 17h30, após ser internada às pressas no hospital Samaritano.

As informações foram confirmadas pela assessoria de Chico Buarque ao UOL. O funeral será realizado nesta sexta-feira no Cemitério de São João Batista.

Heloísa Maria Buarque de Hollanda nasceu no dia 30 de novembro de 1937 no Rio de Janeiro e veio ainda pequena para São Paulo.

Em uma viagem na década de 60, Miúcha conheceu João Gilberto, com quem ficou casada por oito anos e teve uma filha, a também cantora Bebel Gilberto.

Apesar de sempre estar ligada à música, Miúcha fez sua primeira gravação apenas em 1975 em parcerias inéditas com João Donato, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

 No ano seguinte, ela participaria do disco"The Best of Two Worlds", parceria entre João Gilberto e o saxofonista norte-americano Stan Getz.

Ao longo de mais de 40 anos de carreira, a cantora lançou 14 discos. Entre seus trabalhos mais marcantes estão os duetos com Tom Jobim na década de 1970.

Miúcha também ficou conhecida por compor as canções "Triste alegria" (1979), "Todo amor" (1980) e "No Carnaval de Olinda" (1982).

 Em entrevista ao UOL em 2016, Miúcha falou sobre os 40 anos de carreira e resumiu: "Canto a emoção".