Topo

"Duro de Matar" é filme de Natal? Para as polícias de Los Angeles e NY, sim

Bruce Willis em cena de "Duro de Matar" (1988) - Divulgação
Bruce Willis em cena de "Duro de Matar" (1988) Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

26/12/2018 08h12

Muitos debatem se "Duro de Matar" é ou não um filme de Natal, já que sua ação se passa na época das festividades. Agora, as polícias de Los Angeles e Nova York resolveram opinar - e ambas consideram que o longa estrelado por Bruce Willis é um clássico natalino.

Na véspera de Natal, na última segunda-feira (24), o perfil oficial da polícia de NY no Twitter resolveu fazer uma homenagem ao filme.

"Nesta noite de Natal, gostaríamos de reconhecer nossos parceiros em Los Angeles que tem trabalhado conosco para proteger o Natal desde o ataque de Hans Gruber contra o Nakatomi Plaza em 1988", escreveu o perfil, referindo-se ao vilão do filme, interpretado por Alan Rickman. Os oficiais completaram com a hasthag "sim, é um filme de Natal".

Os colegas de Los Angeles foram rápidos na resposta, e usaram a mesma hashtag.

"Nesta noite de Natal, gostaríamos de reconhecer nossos parceiros em Nova York pela parceria contínua. Eles sempre serão mais do que bem-vindos a seguir os passos de McClane e vir ao melhor litoral para festejar. Yippie Ki Yay & ho ho ho. #SiméumfilmedeNatal".

Em "Duro de Matar", o policial nova-iorquino John McClane (Willis) enfrenta um grupo de terroristas alemães, liderados por Gruber (Rickman), que invadem um prédio em Los Angeles para tentar roubar US$ 640 milhões.

A discussão que se formou em torno da produção ser ou não um filme natalino ganhou fôlego em 2017, quando o roteirista Steven E. de Souza deu sua opinião ao responder a um fã na internet.

O fã em questão escreveu, no Twitter: "'Duro de Matar' é sobre amor, devoção, sacrifício, generosidade e resistência ao mal - como não poderia ser um filme de Natal?".

Steven concordou e fez um adendo: "Ainda tem uma mulher prestes a dar à luz".