Topo

"Saudade": Cláudia Leitte e Hungria homenageiam a Bahia em parceria inédita

Cláudia Leitte e o rapper Hungria, que participa da música "Saudade" - Osmar Gamma/Divulgação
Cláudia Leitte e o rapper Hungria, que participa da música "Saudade" Imagem: Osmar Gamma/Divulgação

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

20/12/2018 13h24

Claudia Leitte lançou nesta quinta-feira (20) "Saudade", primeira parceria dela com o rapper Hungria. A música exalta as raízes da cantora, que apesar de ser fluminense de nascimento, se mudou ainda bebê para Salvador. A faixa ainda resgata lembranças não só da vida pessoal da cantora, como da importância musical da cidade em que ela foi criada, a capital da Bahia.

Cláudia Leitte Pelourinho - Osmar Gamma/Divulgação - Osmar Gamma/Divulgação
Cláudia Leitte durante gravação do clipe de "Saudade", no Pelourinho
Imagem: Osmar Gamma/Divulgação

"Reuni os amigos pra rever as fotos aí só deu saudade. Fevereiro chegando, desespero tomando, aí bateu vontade", canta Claudia. "O samba reggae é graça, é bênção, é paz, é pra quem traz a fé no coração. É só deixar o Carnaval de Salvador falar além do meu refrão. É som de banzo, de mistura, vem da pele, da senzala o sal do teu suor", completa Hungria, antecipando a folia do Carnaval.

Ouça "Saudade":

Gravado no Pelourinho no começo deste mês, o clipe de "Saudade" deve ser lançado em breve. No vídeo, Claudia Leitte traz várias referências musicais que por ali já passaram, como Michael Jackson, Sarajane e Luiz Caldas, precursor do axé. Há ainda uma participação do grupo de percussão Olodum, que também gravou com Michael Jackson em 1996.

Cláudia Leitte Olodum - Osmar Gamma/Divulgação - Osmar Gamma/Divulgação
Assim como Michael Jackson, Cláudia Leitte se juntou ao Olodum do clipe de "Saudade"
Imagem: Osmar Gamma/Divulgação

Os variados ritmos musicais estão presentes tanto na letra de "Saudade" - composição de Claudia em parceria com Tatau e Xixinho - quanto na própria música, um samba-reggae.

"Não existe possibilidade de eu não me nortear pelas minhas raízes. É uma memória incrível que eu tenho, um passeio na minha infância e adolescência e que quero que as pessoas vejam e sintam", conta Claudia Leitte sobre o lançamento.

"A gente tá sempre muito ocupado, precisamos olhar para a melhor parte de nós, para o que nos fez chegarmos onde estamos. Olhamos muito a vida do outro com superficialidade e essa canção desconstrói isso. A saudade é música; o sorriso é música; tudo é simples e poético. Isso que eu quis passar", completa.

Hungria, que entre outros artistas já tinha feito parcerias com Lucas Lucco e Gusttavo Lima, ressalta a honra de trabalhar com Claudia Leitte. "Sempre fui muito fã dela e de sua carreira. 'Saudade' é uma música cheia de sentimento, referências e inspirações. Espero que todos curtam muito."