Topo

Penny Marshall, diretora de "Quero Ser Grande", morre aos 75 anos

Penny Marshall atuando em "Verão em Staten Island" (2015) - Reprodução
Penny Marshall atuando em "Verão em Staten Island" (2015) Imagem: Reprodução

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

18/12/2018 16h59

A cineasta Penny Marshall, famosa por ter dirigido filmes como "Quero Ser Grande" e "Uma Equipe Muito Especial", morreu aos 75 anos de idade. A informação é do Los Angeles Times.

De acordo com a publicação, Marshall morreu na última segunda-feira (17) em sua casa, em Los Angeles. A causa da morte seria em função de complicações de sua diabetes, disse Michelle Bega, porta-voz da diretora.

"Nossa família está com o coração partido com a morte de Penny Marshall", diz comunicado oficial.

Nascida em 15 de outubro de 1943, Penny Marshall foi registrada como Carole Penny Marshall por seus pais, Anthony Wallace Marshall e Marjorie Irene Ward, em Nova York. Ela ainda era irmã do escritor Garry Marshall e da produtora Ronny Hallin.

Em Hollywood, começou como atriz de comerciais, filmes e séries antes de ganhar interesse pela direção. Foi dirigindo alguns episódios de "Laverne & Shirley" que ganhou mais gosto pelo ofício. Sua estreia no comando de um longa veio em "Jumpin' Jack Flash", de 1986, que conta com Whoopy Goldberg como protagonista.

Seu maior sucesso como diretora veio com "Quero Ser Grande". O filme rendeu uma indicação ao Oscar para Tom Hanks e fez Marshall se tornar a primeira mulher a dirigir um filme que lucrou mais de US$ 100 milhões nas bilheterias.