Topo

Fãs da DC questionam sexualização e morte de Hera Venenosa em desenho vazado

Desenho não finalizado de Hera Venenosa causou polêmica nas redes sociais - Reprodução
Desenho não finalizado de Hera Venenosa causou polêmica nas redes sociais Imagem: Reprodução

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

15/12/2018 15h03

Uma imagem vazada de uma arte não finalizada da DC Comics criou polêmica entre os fãs de Hera Venenosa. Nas redes sociais, seguidores da editora criticaram o desenho de Clay Mann para a capa de "Heroes in Crisis #7", onde a personagem aparece morta.

O desenho mostra Hera Venenosa sobre uma mancha de sangue no chão, morta por um assassino que tem acabado com a vida de vários super-heróis misteriosamente.

Nas redes sociais, fãs usaram a hashtag "#SavePoisonIvy" numa tentativa de que Mann e o roteirista Tom King não acabem com a personagem. Mas outra parcela dos fãs da DC questionou a posição do corpo de Hera, principalmente por sua conotação sexual.

DC também divulgou outra versão do desenho com edição diferente - Reprodução - Reprodução
DC também divulgou outra versão do desenho com edição diferente
Imagem: Reprodução

O site americano IGN entrou em contato com a DC, que afirmou se tratar de um esboço não finalizado e que foi vazado de maneira incorreta. Em outra versão divulgada, vemos que o desenho ganhou um tratamento com mais contraste e mais escuro, provavelmente em uma edição mais próxima da final.

Um dos usuários do Twitter respondeu aos autores da seguinte forma: "Retrataram uma feminista em uma posição repugnante que beira a necrofilia. Hera é sempre tratada como uma boneca sexual por vários artistas e roteiristas e exibir sua morte desta maneira é revoltante".

Uma outra usuária do Twitter fez uma montagem comparando a morte de alguns super-heróis de maneira gloriosa com a pose de Hera Venenosa. "Não estou nada surpresa com a sexualização da pose. É essencialmente uma pose de pin-up".