Donos do hit "Blurred Lines" são condenados por plagiar Marvin Gaye
Pharrell Williams e Robin Thicke, além de seus parceiros de produção no hit "Blurred Lines", terão que pagar um total de quase US$ 5 milhões para a família do músico Marvin Gaye. O processo de plágio foi decidido nesta quinta-feira (13), segundo a "Entertainment Weekly".
A família de Gaye acusou os donos do hit de plágio pela primeira vez em 2013, notando semelhanças entre "Blurred Lines" e "Got to Give it Up", lançada pelo músico em 1977. Advogados de Pharrell e Thicke arrastaram o processo pelas cortes americanas, contestando diversas decisões em favor da família de Gaye.
O acordo final entre as duas partes do processo divide a soma de US$ 5 milhões entre a empresa de direitos autorais de Williams, More Water From Nazareth, e o próprio bolso dos dois artistas. Além disso, a família de Gaye vai receber uma parte dos royalties conseguidos por "Blurred Lines" a partir de 2019.
O processo foi considerado polêmico porque, para muitos especialistas em direitos autorais, "Blurred Lines" e "Got to Give it Up" não tinham semelhanças significativas na melodia. "A família de Marvin Gaye está clamando ter propriedade de todo um gênero, e não de um trabalho específico", escreveram os advogados um dos apelos de Thicke e Williams.
Dois dos filhos de Gaye negaram a acusação, e definiram a vitória judicial como "uma vitória para todos os músicos e criadores".
2 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Nossa. Nada a ver. Qualquer um que pesquisar sobre plágios vai ver que essa decisão foi errada. Os caras devem estar subindo pelas paredes, porque a música deles é bem melhor, inclusive, que a do M. Gaye. Quer pesquisar plágio? Ouça Da Ya Think I'm Sexy, do Rod Stewart. Você vai ver que é plágio de Taj Mahal, do Jorge Ben Jor. Ou Que País é Este, da Legião Urbana. Plágio de I don't care, dos Ramones. Isso é plágio.
Não ouvi semelhança nas musicas, inclusive a do Pharrell é bem melhor.