Topo

Mahershala Ali diz que personagem em "True Detetive" era originalmente branco

Mahershala Ali em cena da terceira temporada de "True Detective" - Reprodução
Mahershala Ali em cena da terceira temporada de "True Detective" Imagem: Reprodução

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

04/12/2018 16h00

Mahershala Ali revelou, durante entrevista à "Variety", que precisou convencer o roteirista Nic Pizzolato a modificar o conceito original da terceira temporada de "True Detective" para acomodar um protagonista negro.

Na série, o ator vencedor do Oscar por "Moonlight: Sob a Luz do Luar" interpreta o detetive Wayne Hayes, que investiga o desaparecimento de duas crianças na região dos Ozarks, nos EUA.

"O personagem foi escrito diferente. Ele era branco, e o outro policial da história, o coadjuvante, era negro", contou Ali. "Quando você assistir aos episódios, vai ver que é bem diferente das outras temporadas, em que tínhamos dois protagonistas fortes. Desta vez, o centro está mais focado nele".

"Eu poderia ter interpretado o papel coadjuvante, mas na minha cabeça estava pensando: 'Eu já fiz isso antes na minha carreira. O protagonista nunca fiz'", disse ainda o ator.

Para convencer Pizzolato a mudar sua visão para "True Detective", Ali conseguiu fotos antigas do seu avô, que foi policial no Arkansas, no interior dos EUA. "Eu mandei as fotos para Nic, e disse: 'Viu, nós existíamos neste contexto nos anos 60 e 70, como policiais e detetives'", contou.

"Eu disse para ele que a série toda não precisa ser sobre a minha etnia, mas também conversamos sobre como seria interessante mostrar o racismo. Nic me pediu alguns dias para pensar, então me ligou: 'Vamos fazer isso, o papel é seu'", completou o ator.

A terceira temporada de "True Detective" estreia no dia 13 de janeiro de 2019 na HBO.