Topo

Que fim levou "Novos Mutantes", destaque da CCXP 2017?

Cena de "Os Novos Mutantes" - Reprodução
Cena de "Os Novos Mutantes"
Imagem: Reprodução

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

03/12/2018 11h20

"Os Novos Mutantes" foi uma das principais atrações da Comic Con Experience (CCXP) em 2017: o filme de horror do universo da Fox foi apresentado ao público em grande estilo, em um painel com as participações de Alice Braga e Henry Zaga, os dois brasileiros do elenco. Um ano depois, ainda nem sinal da produção - e agora é "X-Men: Fênix Negra" que promete dar o que falar no evento, que começa nesta quinta-feira (6).

Mas que fim teve "Novos Mutantes", que teve até um trailer divulgado?

O filme acabou tendo sua data alterada pela Fox várias vezes durante a reestruturação do calendário do estúdio. O lançamento era originalmente previsto para abril deste ano, mas passou para fevereiro de 2019 e parece ter encontrado um lugar definitivo no dia 2 de agosto do ano que vem. Com isso, "Fênix Negra", que estava programado para o fim de 2018, vai estrear antes, em 14 de fevereiro.

A princípio, o problema era de calendário: se tivesse sido lançado em abril, "Novos Mutantes" corria o risco de ser ofuscado pelo hit "Vingadores: Guerra Infinita" e por "Deadpool 2", comprometendo seu desempenho nas bilheterias.

No entanto, foram mais determinantes para o atraso as refilmagens exigidas para a trama, centrada em cinco jovens que tentam escapar de um local onde estão confinados.

Após uma exibição teste, executivos da Fox pediram ao diretor Josh Boone para abraçar mais os elementos de horror do filme, deixando-o mais assustador - o que, de acordo com o site Collider, era a proposta inicial do cineasta, famoso pela adaptação de "A Culpa É das Estrelas".

O estúdio, que inicialmente havia pedido alterações no roteiro para deixá-lo mais leve para o público jovem, mudou de ideia após o sucesso de "It: A Coisa" e levou em consideração os bons desempenhos de seus filmes de super-heróis para maiores, "Logan" e "Deadpool".

Toda refilmagem, porém, enfrenta um grande problema: conciliar as agendas do elenco, o que é especialmente difícil quando duas de suas principais estrelas estão em grandes séries de TV. Maisie Williams só terminou de gravar em julho a última temporada de "Game of Thrones", na qual interpreta Arya Stark; já Charlie Heaton é o Jonathan de "Stranger Things", cuja terceira temporada foi gravada até novembro.

Em entrevista ao Collider em outubro, o produtor Simon Kinberg revelou que as refilmagens ainda não haviam começado - e que também não sabe se o filme será para maiores. "A maior parte dos filmes de horror hoje em dia são para maiores, mas temos um elenco muito jovem, então vamos ver. Vai ser o que o filme quiser. O estúdio está aberto a qualquer classificação", afirmou, acrescentando que "Novos Mutantes" é "um filme muito assustador e muito ousado".

Aos ansiosos, resta esperar mais notícias - e acompanhar a repercussão do painel de "Fênix Negra" na CCXP, que contará com Sophie Turner, Jessica Chastain e Simon Kinberg.