Topo

Cientologia fez testes para encontrar namorada para Tom Cruise, diz ex-membro

Tom Cruise e Katie Holmes em maio de 2006; atriz teria sido escolhida pela Cientologia como par para o ator - Frazer Harrison/Getty Images
Tom Cruise e Katie Holmes em maio de 2006; atriz teria sido escolhida pela Cientologia como par para o ator Imagem: Frazer Harrison/Getty Images

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

03/12/2018 08h30

Parte da igreja da Cientologia por 22 anos, Valerie Haney confirmou rumores de que a instituição fez testes para escolher uma namorada para o astro Tom Cruise, que há décadas segue a Cientologia. 

Haney, que deixou a igreja em 2016, era parte do Sea Org, um grupo de elite dentro da Cientologia, e trabalhava diretamente com o líder David Miscavige. Em entrevista ao blog The Undergrodun Bunker, ela afirmou que a mulher de Miscavige, Shelly, chefiou a missão de encontrar um par para Cruise em 2004. 

"Ela achava que aquilo era ridículo. Ela estava apenas fazendo o que Dave pedia. Mas aquilo [os testes] definitivamente aconteceu", contou Haney. Na imprensa internacional, especula-se que a "vencedora" dos testes foi a atriz Katie Holmes, que se casou com o ator em 2006. Os dois têm uma filha, Suri. 

Ainda de acordo com Valerie Haney, a relação de Cruise e Miscavige é de fato bem próxima. "Eles se idolatravam", afirmou. 

Em 2004, a Cientologia bancou uma grande festa de aniversário para Cruise no cruzeiro da igreja, o Freewinds. "O Sea Org pagou por tudo aquilo. Eles trouxeram chefs do Nobu, eles trouxeram chefs do restaurante preferido de Tom em Paris, pediram lagostas. Foi muito extravagante". 

Na mesma época, a amizade de Cruise com Miscavige incomodava inclusive a mulher do líder, Shelly. "Ela perguntava 'sou só eu?'", relatou Haney, referindo-se ao estranhamento com o que seria a "obsessão" de Miscavige com o astro de Hollywood. 

Shelly Miscavige não fez nenhuma aparição pública desde 2007. Em 2013, a atriz Leah Remini, também ex-seguidora da Cientologia, denunciou seu desaparecimento às autoridades, mas a polícia concluiu que a mulher estava bem e que as preocupações de Remini eram infundadas. 

Em resposta à emissora Fox News, a Cientologia declarou que Valerie Haney "está mentindo e inventando histórias".