Topo

"Roma" é eleito melhor filme em premiação dos críticos de Nova York

Cena do filme "Roma", de Alfonso Cuarón - Divulgação/Netflix
Cena do filme "Roma", de Alfonso Cuarón Imagem: Divulgação/Netflix

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

29/11/2018 16h59

O New York Film Critics Circle, associação de críticos de cinema residentes de Nova York, anunciou nesta quinta-feira (29) os vencedores de sua premiação anual. Trata-se de mais um dos prêmios que são considerados importantes na estrada para o Oscar.

"Roma", drama da Netflix sobre uma família lidando com as transformações sociopolíticas da Cidade do México nos anos 1970, foi nomeado melhor filme. O cineasta Alfonso Cuarón também ganhou o prêmio de melhor direção pelo longa.

Enquanto isso, as premiações de atuação ficaram com Ethan Hawke (melhor ator, por "First Reformed"), Regina Hall (melhor atriz, por "Support the Girls"), Richard E. Grant (melhor ator coadjuvante, por "Can You Ever Forgive Me?") e Regina King (melhor atriz coadjuvante, "If Beale Street Could Talk").

Todos os vencedores de melhor filme no New York Film Critics Circle desde 2008, com exceção de "Carol" (2015), foram indicados à categoria principal do Oscar. Na mesma década, apenas duas vencedoras de melhor atriz (Rachel Weisz por "Amor Profundo" e Sally Hawkins por "Simplesmente Feliz") não foram indicadas ao prêmio da Academia.

Confira os vencedores nas outras categorias:

Melhor Filme de Não-Ficção: "Minding the Gap", de Bing Liu

Best Screenplay: Paul Schrader, por "First Reformed"

Melhor Fotografia: Alfonso Cuarón, por "Roma"

Melhor Filme Estrangeiro: "Guerra Fria" (Polônia), de Pawel Pawlikowski

Melhor Animação: "Homem-Aranha no Aranhaverso", de Bob Persichetti, Peter Ramsey & Rodney Rothman