Ricky Martin é criticado por apropriação cultural ao usar adereço indígena
Ricky Martin está no centro de uma controvérsia por causa da mais recente foto do seu perfil no Instagram. A imagem mostra o cantor e ator usando um adorno típico das tribos indígenas norte-americanas, semelhante ao cocar brasileiro.
Chamados de "war bonnets" (em tradução literal, "touca de guerra") por lá, o adereço só é usado pelos mais respeitados líderes de cada comunidade. Para muitos, Martin cometeu a ofensa de apropriação cultural ao vesti-lo como um simples acessório.
Os seguidores de Martin foram rápidos em apontar a ofensa para ele. "As pessoas nativoamericanas usam os bonnets porque lutaram em guerras, mas não acho que posso respeitar você por usá-lo tão casualmente", comentou @harlynbia.
"Eu adoro você, te acho absolutamente maravilhoso, mas como a filha de um chefe de uma nação nativoamericana, você usar nossa vestimenta sagrada é insultante e errado. Tenho certeza que você não entendeu a significância deste acessório, mas, quando souber melhor, pode fazer melhor", comentou oura seguidora, @bellebunny1.
"Vestimentas nativoamericanas não são uma fantasia. Usar um adereço como este tem que ser algo conquistado. Como um homem gay, Ricky, você deveria saber sobre estereótipos inapropriados", disse @jack.jackson.jr.
"Fotos assim levam a estereótipos sobre nativoamericanos que temos no nosso país. Esse war bonnet é sagrado na nossa cultura, e dado a veteranos de guerra. Eles também cobrem o caixão de indígenas veteranos e falecidos. Só queria que você soubesse", adicionou @bigsky768.
Por enquanto, a foto continua no perfil de Martin, e os representantes do artista não comentaram sobre o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.