Topo

Ricky Martin é criticado por apropriação cultural ao usar adereço indígena

Ricky Martin para a OUT - Doug Inglish/OUT Magazine
Ricky Martin para a OUT Imagem: Doug Inglish/OUT Magazine

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

29/11/2018 16h15

Ricky Martin está no centro de uma controvérsia por causa da mais recente foto do seu perfil no Instagram. A imagem mostra o cantor e ator usando um adorno típico das tribos indígenas norte-americanas, semelhante ao cocar brasileiro.

Chamados de "war bonnets" (em tradução literal, "touca de guerra") por lá, o adereço só é usado pelos mais respeitados líderes de cada comunidade. Para muitos, Martin cometeu a ofensa de apropriação cultural ao vesti-lo como um simples acessório.

What happens in Miami...... ends up on IG. ? #miami #studiotime #creativeprocess

Uma publicação compartilhada por Ricky (@ricky_martin) em

Os seguidores de Martin foram rápidos em apontar a ofensa para ele. "As pessoas nativoamericanas usam os bonnets porque lutaram em guerras, mas não acho que posso respeitar você por usá-lo tão casualmente", comentou @harlynbia.

"Eu adoro você, te acho absolutamente maravilhoso, mas como a filha de um chefe de uma nação nativoamericana, você usar nossa vestimenta sagrada é insultante e errado. Tenho certeza que você não entendeu a significância deste acessório, mas, quando souber melhor, pode fazer melhor", comentou oura seguidora, @bellebunny1.

"Vestimentas nativoamericanas não são uma fantasia. Usar um adereço como este tem que ser algo conquistado. Como um homem gay, Ricky, você deveria saber sobre estereótipos inapropriados", disse @jack.jackson.jr.

"Fotos assim levam a estereótipos sobre nativoamericanos que temos no nosso país. Esse war bonnet é sagrado na nossa cultura, e dado a veteranos de guerra. Eles também cobrem o caixão de indígenas veteranos e falecidos. Só queria que você soubesse", adicionou @bigsky768.

Por enquanto, a foto continua no perfil de Martin, e os representantes do artista não comentaram sobre o caso.