Topo

Filmes e séries


Morre Gloria Katz, que escreveu "Indiana Jones" e "Star Wars", aos 76 anos

Divulgação
Gloria Katz Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

29/11/2018 09h04

A roteirista Gloria Katz morreu no último domingo (25) em Los Angeles após longa batalha contra o câncer de ovário. A morte foi confirmada por seu marido e parceiro criativo, Willard Huyck, para o "The Hollywood Reporter".

Katz ganhou proeminência em 1973, ao trabalhar ao lado de Huyck e de George Lucas no roteiro de "Loucuras de Verão", pelo qual o trio foi indicado ao Oscar.

Anos mais tarde, o lendário cineasta chamou o casal Katz e Huyck para "consertar" partes que ele considerava problemáticas do roteiro de "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança", lançado nos cinemas originalmente como "Guerra nas Estrelas".

Katz contava que ela e o marido trabalharam no diálogo, adicionando mais humor ao filme, e também moldaram melhor a personagem da Princesa Leia (Carrie Fisher).

"Fizemos com que ela fosse uma mulher no comando. Ela não aguenta nenhuma besteira de ninguém", brincou Katz em entrevista, décadas mais tarde. "No original, ela era apenas uma mulher linda que esperava para ser salva".

As contribuições de Katz e Huyck não foram creditadas no filme, cujo roteiro leva apenas o nome de Lucas. "George não queria que ninguém soubesse que trabalhamos no script, então ficamos em silêncio", comentou.

O casal continuaria trabalhando em Hollywood, no entanto, assinando scripts para filmes como "Indiana Jones e o Templo da Perdição" (1984), "Howard, o Super-Herói" (1986) e "Assassinatos na Rádio WBN" (1994), este último o crédito final da carreira de Katz.

A roteirista passou as décadas seguintes de vida trabalhando com o sindicato de roteiristas de Hollywood, além de gerenciando a coleção de arte do casal, e ajudando a Academia do Oscar a criar o acervo para o seu museu do cinema, que deve abrir no ano que vem.

Juntos, Katz e Huyck também escreveram o livro "Views of Japan". A roteirista morreu no dia do aniversário de casamento dos dois, quando comemoravam 49 anos juntos.