Garoto ganha o direito de incluir Yoda no nome após briga com cartório
Um garoto polonês conseguiu o direito de usar Yoda em seu nome. Mas, para que os pais fizessem a homenagem ao baixinho verde de "Star Wars", foi preciso muito debate e uma disputa até que a permissão fosse concedida.
O site Polsat News conta que o jornalista Wojciech Staszewski queria tanto concretizar sua ideia, que ele enfrentou um longo caminho para que o filho pudesse usar Yoda como nome do meio. O garoto hoje tem quatro anos e se chama Igor Yoda Staszewski.
O cartório de Varsóvia, que agora liberou o uso, a princípio não gostou do pedido para que Igor Yoda tivesse incluído o nome do personagem, já que é incomum por lá pedidos de nome menos tradicionais.
"Yoda! Agora oficialmente. Gostaria de compartilhar a alegria desta vitória após uma longa jornada. Estou muito feliz, este rapazinho adorável e inteligente é o primeiro Yoda da Polônia", festejou o pai, no Facebook.
O conselho da língua polonesa tem uma política bastante restritiva, e nomes precisam geralmente obedecer a formas e regras pré-estabelecidas. O fato de o nome começar com Y - que geralmente é trocado por I e J - e acabar com A - geralmente indicando um nome feminino -, foram problemas no pedido.
A decisão explica por que foi liberado o uso de Yoda, mas só como nome do meio. "A lei não proíbe a designação de nomes estrangeiros na Polônia. Se fosse o primeiro nome, minha opinião provavelmente seria negativa, mas como é o segundo - e o primeiro não deixa dúvidas sobre o sexo da criança -, a conclusão é de que os pais argumentaram de forma adequada a a escolha."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.