Topo

Atrizes de "Pantera Negra" explicam como Wakanda respeita as mulheres

Atrizes do filme Pantera Negra - Divulgação
Atrizes do filme Pantera Negra
Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

29/11/2018 16h36

As atrizes Danai Gurira (Okoye), Letitia Wright (Shuri), Lupita Nyong'o (Nakia) e Angela Bassett (Ramonda) falaram para o site Entertainment Weekly sobre o impacto de "Pantera Negra" para uma nova geração de mulheres.

As personagens que vivem em Wakanda, a nação mais tecnológica do planeta nos quadrinhos da Marvel e agora nos cinemas, vivem de igual para igual com os homens e têm papel fundamental na sociedade.

"É uma nação que respeita e reverencia as mulheres", opina Basset, de 60 anos. "Eles pensam em nós [mulheres] não apenas como rainha, mas rainha-mãe. Mãe é educadora e a primeira professora".

Para Gurira, o que acontece em Wakanda não é impossível. "Nunca é dito: 'Oh, você é uma garota, portanto você não pode. Os garotos fazem as contas e as ciências'. Isso acontece muito no mundo hoje. As meninas não são encorajadas a entrar nesses campos", analisou a atriz.

Já Letitia acredita que o próprio T'Challa é um exemplo masculino de como tratar as mulheres na vida real. "Ele não respeita apenas Shuri, mas todas as mulheres", explica a jovem atriz. "Ele respeita a mãe, a general e a garota que ele ama. Ele é tanto um homem quanto um rei, mas ele respeita a área de cada um".

Por fim, Nyong'o aponta que as mulheres também acabam se respeitando. "Assistindo ao filme pela primeira vez, eu estava vendo que as diferentes mulheres ocupam o mesmo espaço e são totalmente autônomas, agindo não como competição, mas como parceria. Suas motivações pessoais são o que as leva adiante. Elas não são colírios para os olhos. Embora a gente sempre está maravilhosa", brinca a atriz.