PUBLICIDADE
Topo

Capa de novo álbum do Dream Theater vira alvo de polêmica com o "NYT"

22.jun.2016 - Jordan Rudess (piano) no show da banda Dream Theater em São Paulo - Manuela Scarpa /Brazil News
22.jun.2016 - Jordan Rudess (piano) no show da banda Dream Theater em São Paulo Imagem: Manuela Scarpa /Brazil News

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

27/11/2018 11h53

Banda mais relevante da cena do metal progressivo, o veterano Dream Theater revelou no começo de novembro a capa e o título de seu novo álbum, "Distance Over Time". Na imagem, vê-se um braço robótico segurando uma caveira. Nesta semana, a arte virou alvo de polêmica quando a revista "The New York Times Magazine", do jornal "The New York Times", revelou uma capa praticamente idêntica em sua publicação.

Foi o próprio Dream Theater que chamou a atenção para o fato nas redes sociais: "Imitação é a mais alta forma de se ser lisonjeiro, 'The New York Times'". 

A matéria de capa da revista é sobre como a tecnologia está mudando o que significa ser humano, sob a manchete "O que será de nós".

A acusação fez o incidente tomar a internet e foi compartilhado quase 900 vezes só na página do Dream Theater.

O caso fez com que o artista responsável por algumas das últimas capas da revista do "The New York Times" fosse a público falar sobre a concepção de sua arte, negando que tenha copiado algo que viu previamente.

"Sim, as duas imagens parecem notadamente similares, mas nós nunca tínhamos visto o álbum. O que posso dizer é que a capa do álbum e nossa capa foram lançadas com poucos dias de distância. Algumas vezes, independentemente, pessoas aparecem com as mesmas ideias ao mesmo tempo", disse Gail Bichler, editora de design da revista. Os desenhos foram tornados públicos com 12 dias de diferença, de acordo com o site da revista "Loudwire."

O Dream Theater liberou um trecho de nova música no começo de novembro, e, além do álbum, prepara uma turnê especial, em que tocará na íntegra o disco "Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory", um dos mais aclamados do grupo, lançado em 1999.

Além disso, o tecladista Jordan Rudess fará shows no Brasil em dezembro. Ele toca piano com o projeto "From Bach to Rock", em São Paulo (07/12 - Teatro Opus), Belo Horizonte (09/12) e Rio de Janeiro (10/12).
 

Ouça um trecho de uma das novas músicas da banda: